Notícias
Notícias
Notícias

Comissão da Fiol debate situação dos trabalhadores com o SINTEPAV-BA

Compartilhe:

Tamanho da Fonte:

                           

A Comissão Especial da Ferrovia de Oeste-Leste e do Porto Sul recebeu, na sessão desta quarta-feira (8/4), o presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (SINTEPAV-BA), Irailson Warneaux (Gazo). Também estiveram presentes, o representante da Secretaria do Trabalho Emprego Renda, e Esporte (SETRE), Pedro Marcelino, e da Força Sindical, Vitor Costa.

A sessão, presidida pela deputada Ivana Bastos, debateu as questões relacionadas ao pagamento de direitos trabalhistas aos profissionais que estão na ativa nas obras da ferrovia, as paralisações, além das demissões e os pagamentos de créditos rescisórios.

O presidente do SINTEPAV-BA afirmou que as negociações para o pagamentos dos trabalhadores estão obtendo resultados positivos. Os 1.200 funcionários do lote de Guanambi, que estavam paralisados, desde o dia 9 de março, já receberam a primeira parcela dos salários atrasados e dentro dos próximos 22 dias terão os direitos regularizados. As atividades no lote já foram retomadas.

No entanto, os cortes no orçamento da União para 2015 de R$ 1,9 bilhões para R$ 1 bilhão dificultam o andamento dos trabalhos. Dos 8 mil funcionários previstos para a execução das obras em todos os lotes, hoje apenas 5.168 trabalhadores estão em atividades. O lote II, com canteiro de obras instalado em Jequié, é uma das grandes preocupações no momento. Foram dispensados cerca de 700 dos 848 trabalhadores.

De acordo com Gazo, a Galvão Engenharia, empresa contratante na região de Jequié, informou que ajustes internos e um diálogo com a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias estão sendo realizados para que o repasse de pagamentos ocorra e os trabalhadores voltem às atividades.

Na ocasião, Pedro Marcelino também afirmou que a secretaria está disposta a intermediações junto aos órgãos de trabalho para, além de vializar soluções, ampliar o prazo de pagamento do seguro-desemprego, assim os trabalhadores terão direito ao benefício por mais tempo.

Para a deputada Ivana Bastos, “as demissões e as paralisações, bem como o atraso no repasse dos recursos às empresas executoras da obra reforçam ainda mais a necessidade do trabalho da comissão em buscar urgentes soluções junto aos governos Estadual e Federal para plena continuação das atividades”.

No dia 29 de abril, a comissão receberá o presidente da Valec, Bento José de Lima. A ordem também votará, nas próximas sessões, proposta de visita à Casa Civil e ao Governo do Estado. 

Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2025. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital