A deputada Ivana Bastos recebeu, na tarde desta terça-feira (19/5), um grupo de jovens que moram na Residência Estudantil de Livramento de Nossa Senhora em Salvador. Os estudantes solicitaram o apoio da parlamentar para intermediar junto ao Ministério Público o cumprimento do termo que visa a manutenção dos residentes na capital baiana. Também esteve presente o presidente do PR Jovem da Bahia, Lucas Spínola.
Sob ordem de despejo da prefeitura de Livramento, os estudantes lutam para que a gestão municipal cumpra as exigências do Termo de Ajustamento de Condutas (TAC), realizado entre o Ministério Público, a prefeitura e os residentes, no dia 22 de dezembro de 2014. O texto visa adequar e manter a residência para os 32 universitários, nos quesitos qualidade de moradia, proximidade com a universidade, segurança, dentre outros.
Diferentemente do acordado, a prefeitura alugou uma nova casa que não apresenta estrutura adequada para comportar todos os 32 estudantes. O imóvel conta com apenas quatro quartos de 4m² cada e três cômodos pequenos na área externa.
Preocupada com a situação dos estudantes, a deputada informou que tentará marcar uma audiência com o Ministério Público. “Esse problema afeta os estudantes de diversas formas, provocando até dificuldades no desenvolvimento das atividades na universidade”, pontuou a parlamentar.