Focada em combater os altos índices de violência contra a mulher que estão acontecendo na região de Guanambi, a deputada Ivana Bastos apresentou na Assembleia Legislativa uma indicação reiterando o pedido, ao governador Rui Costa, para implantação de uma Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) no Complexo Policial de Guanambi.
A parlamentar lembrou o recente caso de homicídio contra Vanessa Nogueira, 25 anos, no município de Caetité, no último dia 24 de julho. A jovem, que deixa uma filha de 7 anos, teria sido assassinada supostamente pelo seu ex-marido sem nenhuma chance de defesa.
No texto, a deputada ainda citou os movimentos populares baianos e mundiais como o do Núcleo do Alto Sertão do Levante Popular da Juventude e a Marcha Mundial das Mulheres, que também lutam pela imediata instalação da DEAM, como forma eficaz de prevenir e combater crimes contra a mulher na região.
“O Estado Democrático de Direito não pode ser molestado e ofendido por homens que desrespeitam e confiam na impunidade, praticando todos os tipos de crime de gênero, por motivos fúteis, com atos covardes e impensados, destruindo os lares e as famílias”, destacou Ivana Bastos.