Na manhã desta quarta-feira (19/08), a deputada Ivana Bastos participou de uma audiência com o secretário de Saúde do Estado, Fábio Villas Boas, na Assembleia Legislativa da Bahia. Na ocasião, o gestor apresentou os detalhes do projeto que visa implementar policlínicas em 28 municípios do interior, através de consórcios interfederativos.
De acordo com o secretário, as policlínicas atenderão a 13 especialidades médicas, tais como cardiologia, angiologia e endocrinologia. Serão ofertados ainda serviços de imagem como tomografia, ecocardiograma e serviços de apoio no mesmo local.
A proposta é que o Estado seja o responsável pela construção e aquisição dos equipamentos das unidades, além de co-financiar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear o restante. O investimento estimado em cada policlínica será de R$ 12 milhões (construção e equipamentos), enquanto a manutenção gira em torno de R$ 700 mil por mês.
Segundo a deputada Ivana Bastos, a efetivação desses consórcios são essenciais para melhorar os serviços de saúde prestados no interior. “Com o pleno funcionamento das policlínicas nos municípios vamos oferecer mais atendimentos especializados e de melhor qualidade, auxiliando ainda para o reequilibrio das finanças municipais com a descentralização da assistência”, ressaltou a parlamentar.