A deputada Ivana Bastos informou, na manhã desta quinta-feira (03/09), que a sua proposta por meio de Indicação de buscar novas alternativas sustentáveis para a região está sendo totalmente desvirtuada em redes sociais, dando a entender que a mesma quer DESFAZER do decreto que cria o Parque Estadual dos Montes Altos. “Estive na luta pela criação deste Parque, participei e assinei a atas de reuniões para criação do mesmo em 2010. O que pretendo é ampliar estudos ambientais para verificar se é possível a implantação de um novo parque eólico, que possa garantir boas perspectivas econômicas com geração de emprego e renda para a população local”.
A indicação para que estudos socioambientais possam dizer da possibilidade sustentável de implantação do parque eólico no local, também visa atender aos anseios da comunidade regional, além de diversas lideranças e pequenos produtores no sentido de buscar alternativas para superar os entraves do desenvolvimento regional. “Temos grandes exemplos de preservação do meio ambiente e geração de empregos e oportunidades e desenvolvimento tais como o Parque Eólico do Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, Parque Eólico das Dunas de Natal, dentre outros que conciliam meio ambiente e desenvolvimento econômico”, afirmou Ivana Bastos.
Desta forma, jamais foi intenção ou proposta buscar a revogação ou destruição ou DESFAZER do Parque, mas sim identificar se atividades de baixo impacto ambiental, possam ser admitidas, e que permitam o desenvolvimento sustentável numa região em que há ainda altos índices de desemprego, e que necessitamos muito melhorar a qualidade da vida do homem no planeta.