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Comissão da Fiol acredita em viabilidade de operações no Porto do Malhado

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Comissão da Fiol acredita em viabilidade de operações no Porto do Malhado

Os deputados da Comissão Especial da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) e Porto Sul, sob o comando da presidente do colegiado, deputada Ivana Bastos, se reuniram com o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, na manhã desta quarta-feira (14/10), para tratar das novas perspectivas de viabilização da Fiol com a sua integração no Porto do Malhado em Ilhéus.

Segundo o secretário, antes da implantação do Porto Sul, o Porto do Malhado se apresenta como uma alternativa para auxiliar no processo de escoamento de cargas que serão transportadas pela Fiol. Para a viabilização do porto, o governo pretende, em um primeiro momento, e até o primeiro trimestre de 2016, começar um processo de concessão ou de uma Parceria Público Privada (PPP), não sendo descartada a possibilidade do investimento ser realizado através de recursos do Estado.

O investimento de R$ 150 milhões contempla a implantação de uma via expressa ligando o terminal até o sistema rodoviário do entorno de Ilhéus, visando garantir boa acessibilidade ao porto com o retirada de carga pesada do centro da cidade; bem como obras de dragagem e recuperação dos berços, ampliando a capacidade de 10 m para 12 m. Com as intervenções, o porto terá a capacidade de escoamento de cerca de 5 milhões de toneladas/ano. A base principal desta carga será de grãos, como soja, algodão e milho, podendo operar também cargas menores de minério. A obra tem previsão para início em 2016 com conclusão em 24 meses.

Após o término das obras do Porto Sul e ligação com a Fiol, o Porto do Malhado poderá ser usado como terminal complementar, destinado a serviços de cabotagem e o Porto Sul se dedicaria ao transporte de longo curso, com navios de maior capacidade.

Para a deputada Ivana Bastos, a alternativa responde aos anseios do colegiado. “Mesmo com a paralisação das obras da Fiol, trabalhamos com a previsão de conclusão para 2018, já o porto para 2019. Com isso, ficaríamos um longo período sem ter um escoamento viável. O Porto de Malhado é uma boa alternativa para o início das atividades da Fiol”, pontuou Ivana Bastos.

 

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