TCU garante que não tem intenção de reduzir Fiol na Bahia
Fonte:
A deputada Ivana Bastos, presidente da Comissão da Fiol e do Porto Sul na Assembleia Legislativa, participou da caravana representativa da sociedade baiana à Brasília para defender a manutenção do trecho integral da Fiol na Bahia junto ao Tribunal de Contas da União (TCU).
O grupo, liderado pelo governador Rui Costa, foi formado por senadores, deputados federais e estaduais da Bahia, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo. O encontro foi solicitado pelo governador após ter sido anunciado que o TCU recomendaria que a Fiol fosse reduzida apenas ao trecho que vai de Ilhéus a Caetité. A comitiva foi recebida pelo presidente do órgão, Aroldo Cedraz, e pelos ministros Augusto Sherman, que relata a obra da Fiol, Bruno Dantas e Augusto Nardes.
Na oportunidade, foi entregue ao presidente do TCU um documento assinado pelos deputados estaduais questionando a proposta do Tribunal de Contas da União (TCU) de diminuir o tamanho da Fiol em território baiano. A deputada lembrou que a Comissão da Fiol possui documentos com parecer do TCU, emitidos em julho deste ano e entregues durante audiência do colegiado no órgão em Brasília, atestando que não haveria quaisquer impedimentos para a continuação das obras.
Em resposta, o ministro Augusto Sherman, relator da obra da Fiol no TCU, informou aos presentes que houve uma má interpretação das propostas iniciais do tribunal. Segundo ele, o órgão estaria sugerindo maiores estudos de viabilidade financeira para o trecho da Fiol que vai de Caetité até Barreiras, e não propondo que o mesmo seja cortado do empreendimento. Disse ainda que o TCU não cogita de editar qualquer decisão ou acórdão determinando a paralisação das obras da Fiol nos lotes 5 a 7 (Caetité-Barreiras).
“Creio que hoje demos uma demonstração de força do estado para os órgãos federais ao deixarmos claro a importância da obra da Fiol para o desenvolvimento do nosso estado. Não abrimos mão da conclusão da obra por inteiro e isso ficou bem esclarecido junto ao TCU. Por enquanto apostamos que a Bahia saiu ganhando e vamos continuar firmes e vigilante nesta luta”, concluiu Ivana Bastos.
Foto: Secom/Bahia