A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, na manhã desta terça-feira (03/11), o Projeto de Lei de autoria da deputada Ivana Bastos que incentiva à geração e aproveitamento da Energia Solar no Estado da Bahia.
Segundo a parlamentar, a Bahia tem todo potencial para o desenvolvimento da atividade já que o Estado apresenta o maior índice de irradiação solar do país, segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar. Visto que, o menor índice de irradiação global brasileiro é superior aos valores encontrados na Europa onde a energia solar fotovoltaica é largamente utilizada.
Outro fator importante para o fortalecimento da geração de energia solar fotovoltaica e fototérmica na Bahia é o crescimento acelerado da energia eólica. Os parques eólicos possuem infraestrutura que permitirão viabilizar a implantação de usinas solares.
Para Ivana Bastos, o investimento além de movimentar a economia com a criação de emprego e renda, fortalece a luta pela utilização de fontes de energia ecologicamente corretas. “O projeto visa estimular o uso da energia alternativa em nosso estado como forma de sustentabilidade ambiental e economia financeira.
O projeto segue para apreciação dos deputados no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia.