Na manhã desta segunda-feira (09/11), a deputada Ivana Bastos participou de um debate sobre as normas e procedimentos para licenciamento de usinas eólicas de geração de energia. O evento, promovido pela Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, aconteceu na sala das Comissões da Assembleia Legislativa.
O debate contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, do superintendente de Energia e Comunicações, Silvano Ragno, da diretora geral do INEMA, Marcia Telles, do prefeito de Guanambi, Charles Fernandes, dentre outros representantes do Estado e dos municípios.
Durante a discussão, os presentes deram sugestões, apresentaram demandas e preocupações com o objetivo de influenciar na elaboração da nova norma que rege a implantação e operação de usinas eólicas, já que a atual está em processo de alteração.
Segundo a deputada Ivana Bastos, o uso de fontes de energia alternativas, tais como a energia eólica e a solar, têm se destacado para a confecção de cenários energéticos eficientes e sustentáveis. “A utilização de energia que provém dos ventos é uma solução que se apresenta viável, ao passo que é ecologicamente melhor. Mas, ela também provoca alguns impactos ambientais e estamos debatendo os tipos de ferramentas que podemos usar para diminuir estes impactos sem abrir mão da implantação e ampliação dos parques eólicos.