
Ao som da poesia nordestina de Luiz Gonzaga e dos versos de artistas locais, uma plateia entusiasmada lotou a Câmara Municipal de Guanambi, na noite deste sábado (5/12), para participar do Encontro com o senador Otto Alencar promovido pela deputada Ivana Bastos. No ato, foram fomentados os debates em defesa Rio São Francisco e pelo fortalecimento da mulher no cenário político baiano.
Durante o evento, que contou com a participação de deputados, prefeitos, vereadores, secretários e lideranças da região da Serra Geral, a deputada Ivana Bastos e o senador Otto Alencar empossaram as mulheres que compõem as comissões do PSD Mulher em diversos municípios baianos, dentre eles: Guanambi, Caetité, Dom Basílio, Candiba, Feira da Mata, Ituaçú, Iuiú, Livramento de Nossa Senhora, Pindaí, Igaporã, Matina, Malhada, Lagoa Real, Rio do Antônio, Carinhanha, Malhada, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória, Sebastião Laranjeiras, Urandi.
Em seu discurso a deputada Ivana Bastos convocou os presentes para caminhar junto na luta por maior participação feminina na política, bem como para serem atuantes na luta pela revitalização do Velho Chico. “Aqui realizamos um ato em defesa da Revitalização do São Francisco. Participar desta luta é mais que um compromisso. Deve ser uma obrigação de todos nós. Aqui também nos reunimos para debater este grande tema que é a participação da mulher na política. E vejo com muita alegria a presença das mulheres da nossa região que vieram fortalecer este compromisso”, ressaltou Ivana Bastos.
Já o senador Otto Alencar, além de fazer um chamamento para que as mulheres ocupem o seu papel nos espaços democráticos, falou sobre a atual situação do Rio São Francisco, e as medidas que devem ser tomadas para a sua revitalização. “Não podemos deixar o Velho Chico morrer. Se não lutarmos para conseguir um investimento de cerca de R$ 600 milhões ao ano, durante 10 anos, o rio que é a fonte de vida de milhares de pessoas vai acabar. Temos que trabalhar para que isso não aconteça”, destacou Otto Alencar.
O senador apresentou ainda o projeto de lei 429/2015, aprovado pela Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional (CEDN), que destina mais recursos às ações de revitalização dos rios, com o aumento do percentual da compensação financeira paga pela utilização de aproveitamentos hidroelétricos. Em relação ao Rio São Francisco, o projeto estabelece a elevação do percentual pago pelo uso dos recursos hídricos de 0,75% para 2%, para uso exclusivo de ações de revitalização.
Participaram do evento os prefeitos de Guanambi, Charles Fernandes; Caetité, Zé Barreira; Candiba, Reginaldo Prado; Sebastião Laranjeiras, Luciana Muniz; Pindaí, Rosane Prado; Dom Basílio, João Careca; Lagoa Real, Zezinho; Carinhanha, Paulo da Yonara; e Matina, Juscélio.