O Governo do Estado inaugurou, nesta quarta-feira (03/02), o primeiro Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas do Brasil. Presente no ato, a deputada Ivana Bastos conheceu as instalações, que funcionará no complexo do Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador.
Estavam presentes o secretário de Saúde, Fabio Vilas Boas, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça; o diretor Geral do HGE, André Luciano, a Cônsul Honorária da República Federal da Alemanha, Dr. Petra Schaeber, o diretor Administrativo da Bahiafarma, Paulo Costa, dentre outras autoridades.
Na ocasião, foi realizada uma simulação, com a presença de médicos, enfermeiros, ambulâncias e supostos pacientes acidentados, totalizando 85 profissionais. Com o investimento de R$ 800 mil na construção e equipamentos, o estacionamento coberto possui toda infraestrutura de oxigênio, rede elétrica e demais características de uma emergência hospitalar. O acionamento dessa estrutura se dá a partir do atendimento simultâneo de 25 ou mais pessoas.
Segundo a deputada Ivana Bastos, após presenciar a simulação foi possível dimensionar as dificuldades enfrentadas pelos profissionais nesse tipo de situação. “Para os atendimentos com um grande volume de pacientes é necessário, além de um corpo profissional capacitado, uma estrutura adequada para recebê-los. A Bahia está de parabéns pela iniciativa e pela preocupação em melhorar a eficácia no atendimento à saúde no estado”, salientou a parlamentar.
O projeto surgiu a partir da troca de experiências entre baianos e alemães, durante a organização da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. Especialistas das secretarias da Saúde de estados de Berlim e Frankfurt, além do corpo de bombeiros da cidade de Stuttgart, auxiliaram na concepção do projeto.