Na última quinta-feira (02), a deputada Ivana Bastos esteve no município de Lençóis para participar da Procissão do Senhor dos Passos, padroeiro dos garimpeiros do município. A festa foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial da Bahia.
O decreto, assinado pelo Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, foi publicado nesta quarta-feira (18/01), no Diário Oficial. A partir de então, a manifestação cultural passa a ser registrada no Livro do Registro Especial dos Eventos e Celebrações.
A tradicional procissão de louvor acontece desde 1852 e expressa o agradecimento dos garimpeiros pela proteção de seu padroeiro. A festa se inicia com a lavagem das escadarias da Igreja de Nosso Senhor dos Passos pelas baianas, com água de cheiro e flores, seguida pelo período de novena e a culminância na missa solene e procissão de Nosso Senhor dos Passos pelas ruas do centro histórico. A manifestação cultural termina com a bênção aos garimpeiros na Sociedade União dos Mineiros.
“A fé me move! Não tinha maneira melhor de começar o nosso quarto mandato do que participando da Procissão do Senhor dos Passos, em Lençóis, ao lado da prefeita Vanessa Senna, de todo o nosso grupo político e da população”, afirmou a deputada.
Antes da procissão, a deputada se reuniu com a prefeita, o Bispo Dom Tommaso; os padres de Canarana, Flávio Porto; de Andaraí, Valmir Santos; de Lençóis, Vagner; de João Dourado, Jackson; de Morro de Chapéu, Dailson e de Mucugê, Mucugê.
Também estavam presentes, o presidente da Câmara, Gilmar Galo, e os vereadores Roberto Alves, Patrício Sá, Pelanca, Alberto, Day e Dudu.