A deputada Ivana Bastos foi responsável pela relatoria do requerimento para a indicação de Aline Peixoto a vaga de conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM). Aline foi sabatinada pelos parlamentares na Comissão de Constituição e Justiça, na Assembleia Legislativa da Bahia, nesta segunda-feira (6).
Em seu parecer, a deputada Ivana Bastos destacou a trajetória de trabalho e dedicação de Aline perante a coisa pública. “Opino favoravelmente à indicação de Aline Peixoto para enquadrar o cargo de conselheira do TCM, pela capacidade técnica, serviço público e idoneidade da indicada. Aline Peixoto preenche os requisitos e predicados formais para exercer a vaga de conselheira do Tribunal de Contas, destacando-se sua conduta honesta, ilibada e atuação ética nos cargos que ocupou durante sua vida de gestora pública no estado da Bahia por cerca de 15 anos”
A deputada ressaltou ainda que a candidatura de Aline Peixoto atende a legislação do estado, bem como o regimento interno da Alba. E disse ter orgulho de defender a indicação de uma mulher com comprovada capacidade de trabalho. "Para mim foi um prazer relatar essa matéria. Não apenas pelo fato de ser mulher e por ser a primeira vez que temos uma indicada para o TCM, nos 12 anos que estou aqui na Alba. Eram indicados e pronto. Nunca vi tamanhos ataques a uma indicada por ser mulher".
Após a sabatina, a indicação foi aprovada pela comissão e agora segue para o plenário.
Sabatina Tom Araújo
Ainda nesta segunda-feira (6), o outro candidato à vaga do TCM, o ex-deputado Tom Araújo foi arguido na mesma comissão. A relatoria ficou com o deputado Júnior Nascimento (União). O parecer foi aprovado.
Durante a sabatina, Tom Araújo (UB) foi arguido por cinco deputados da oposição, sendo eles: Emerson Penalva (PDT), Diego Castro (PL), Leandro de Jesus (PL), Marcinho Oliveira (UB) e Sandro Régis (UB); e cinco parlamentares da base do governo, sendo eles: Fabíola Mansur (PSB), Soane Galvão (PSB), Paulo Rangel (PT), Nelson Leal e Robinson Almeida (PT).