Notícias
Notícias
Notícias

Deputada Ivana Bastos apresenta projeto que declara a Chapada Diamantina como Patrimônio Natural e Cultural da Bahia

Compartilhe
Nenhuma mensagem encontrada!

Em uma iniciativa que visa preservar e valorizar a riqueza natural e cultural da região, a deputada estadual Ivana Bastos apresentou o Projeto de Lei nº24.963 /2023, que declara a Chapada Diamantina como Patrimônio Natural e Cultural do estado da Bahia.

A proposta busca declarar a região da Chapada Diamantina como Patrimônio Natural e Cultural da Bahia e sua aprovação por esta Casa demonstrará um cuidado especial com esta bela região que temos tanto orgulho de servir e representar nesta Assembleia,” afirmou a deputada.

O projeto visa registrar a Chapada Diamantina como Patrimônio Natural e Cultural da Bahia no livro próprio do Instituto de Patrimônio Histórico e Cultural do Estado da Bahia (IPAC-BA). “A Chapada Diamantina é um tesouro natural e cultural de valor inestimável, que merece ser preservado e reconhecido como patrimônio do estado da Bahia”, destaca a deputada.

 

Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é conhecida por sua beleza singular e abrange 24 municípios, ocupando uma área de 32.407,36 km2. Com uma densidade demográfica de apenas 11,48 hab/km2, a região possui uma população de aproximadamente 372.242 habitantes, representando 2,65% do total da população da Bahia, de acordo com o Censo Demográfico de 2010.

Ao longo de sua história, a formação econômica da Chapada Diamantina esteve intimamente ligada à exploração de seus recursos naturais. Destacam-se as atividades agrícolas, como a cafeicultura nos municípios de Barra da Estiva, Bonito, Ibicoara, Mucugê e Morro do Chapéu, além da produção de hortícolas irrigadas em Lençóis, Andaraí, Mucugê e Ibicoara. O turismo ecológico também desponta como uma importante atividade econômica, tendo os recursos naturais, como rios, cachoeiras, montanhas, grutas e clima frio, como seu principal atrativo. Embora a mineração esteja praticamente desativada, ainda ocorrem atividades de exploração de diamantes em Lençóis e Andaraí, diatomita em Mucugê e Ibicoara, e dolomito em Morro do Chapéu.

A formação cultural da Chapada Diamantina é fruto de diversas fontes, sendo os afrodescendentes, seus quilombos, e os portugueses as principais influências das tradições culturais dessa belíssima região. Lençóis, um dos municípios da Chapada, comemora neste ano o Cinquentenário do tombamento de seu conjunto arquitetônico e paisagístico pelo Iphan, em 1973. Situada em um anfiteatro natural na encosta oriental da Serra do Sincorá, a cidade possui um conjunto histórico que conserva suas características originais, estando inserida na área do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Com 570 imóveis protegidos pelo patrimônio, Lençóis retrata a época de auge econômico das vilas e cidades da Chapada no século XIX, quando foi a maior produtora mundial de diamantes e a terceira cidade mais importante da Bahia.

 

 

 

Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2024. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital