Nesta quinta-feira (13), a deputada Ivana Bastos marcou presença em um importante evento realizado na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador, voltado para o combate à violência contra a mulher. A solenidade contou com a presença de autoridades, como o governador Jerônimo Rodrigues, a primeira-dama Tatiana Velloso, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, a secretária de Políticas para as Mulheres (SPM), Elisangela Araújo, a prefeita de Lençóis, Vanessa Senna, a líder política de Iramaia, Bete, além de deputadas, secretarias de estado, prefeitas, vereadoras, estudantes e representantes de diversos órgãos públicos.
O evento teve como destaque a apresentação de um conjunto de ações afirmativas de políticas para as mulheres em diversos campos de atuação, fruto de uma parceria entre os governos estadual e federal. Uma das iniciativas anunciadas foi o Selo Lilás, uma certificação que incentiva as empresas baianas a adotarem políticas efetivas de igualdade de gênero e a atuarem na defesa das mulheres contra discriminação, assédio e violência sexual no ambiente de trabalho. “Parabenizo a deputada Neusa Cadore pela iniciativa de apresentar esse projeto na Assembleia Legislativa, que tive muito orgulho de votar a favor”, comentou Ivana Bastos.
Ivana Bastos, reconhecida por seu engajamento na luta pelos direitos das mulheres, destacou ainda importância do evento e das ações apresentadas: "É fundamental que o poder público e a sociedade estejam unidos na promoção da igualdade de gênero e no combate à violência contra a mulher. Sigo comprometida em lutar em prol da construção de um ambiente mais seguro e igualitário para todas as baianas. E, por isso, faço um chamamento para que mais mulheres façam parte da política e nos ajudem a trabalhar por políticas públicas em defesa das causas femininas".
Além do Selo Lilás, outras medidas foram anunciadas, como parcerias com a Casa da Mulher Brasileira e o Departamento de Trânsito da Bahia (Detran) para erradicar a violência contra a mulher no trânsito, ações em escolas públicas e particulares, e o projeto “Oxe, Me Respeite nas Escolas”, que promoverá práticas educativas para ampliar o pensamento crítico e questionar normas sociais que geram desigualdades de gênero e violências.
Durante o evento, também foi assinado o edital ‘Elas à Frente’, de chamamento público para seleção de organizações da sociedade civil que desenvolverão projetos em benefício de mulheres chefes de família monoparentais e em situação de vulnerabilidade social. O investimento previsto para essas ações é de R$ 1 milhão.
"Parcerias como essa, entre União, Estado e Municípios, são essenciais para garantir que as políticas públicas sejam efetivas e alcancem todas as mulheres. Precisamos continuar avançando e promovendo a igualdade salarial, o respeito e a valorização das mulheres em todas as esferas da sociedade".