CONGRATULAÇÕES para com o município de JACARACI pelos 131º aniversário de sua criação, comemorado em 07 de junho do corrente ano.
A deputada que abaixo subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno desta Casa, manifestar VOTOS DE CONGRATULAÇÕES para com o município de JACARACI pelos 131º aniversário de sua criação, comemorado em 07 de junho do corrente ano.
Registros históricos indicam que o povoado de Almas, que pertencia ao município de Vila Nova do Príncipe e Santana de Caetité, deu origem ao município de Jacaraci, onde foi erguida uma capela que originou a freguesia de Nossa Senhora do Rosário do Gentio. Em de 16 de dezembro de 1857, foi criado o distrito pela Lei Provincial número 657, e tornou-se município em 7 de junho de1880, desmembrando seu território de Caetité, com a denominação de Nossa Senhora da Boa Viagem e Almas, pela Lei nº 1.958. Em 19 de agosto de 1902 o município passou a se chamar Jacaraci.
Localizado no Sudoeste do Estado, na Divisa com Minas Gerais, Jacaraci é muito aprazível, com clima ameno, devido a grande altitude em relação ao nível do mar. Com 15 mil habitantes, sua economia se baseia principalmente na produção agrícola e no comércio de bens e serviços. Alternativas econômicas estão sendo criadas para ampliar a oferta de emprego e renda. A principal delas é o turismo, pois o município dispõe de grande potencial nesse setor.
A Gruta do Morro do Chapéu, Boca do Impossível - Garganta formada pelo rio Verde Pequeno e a Pedra Furada, são algumas da atrações turísticas atualmente visitadas no município. Além disso, o clima montanhoso, com muitas belezas naturais vem também sendo explorado, incentivando o turismo local, principalmente aquele praticado pela população da própria região.
Dessa forma, apresentamos as nossas congratulações por mais um aniversário desse promissor e importante município baiano, externando sempre a nossa disposição em contribuir para a melhoria da qualidade de vida desse povo hospitaleiro e trabalhador que ali vive e gera riquezas.
Dê-se ciência dessa Moção à Prefeitura Municipal, à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação da região.
Sala das Sessões, 1 de junho de 2011
Deputada Ivana Bastos