A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto regimental, externar os nossos VOTOS DE CONGRATULAÇÕES para com o município de LICÍNIO DE ALMEIDA pelo transcurso de seus 50 anos de emancipação política e administrativa, que ocorrerá em 12 de abril do corrente ano.
Seguindo a mesma linha de criação dos diversos municípios de nosso sertão baiano, as terras onde está localizado o município de Licínio de Almeida foram desbravadas pelos Bandeirantes portugueses à procura de ouro e pedras preciosas.
O ponto de partida para a sua formação foi a Fazenda Gado Bravo, de propriedade da família Soares. Ali os trabalhadores que construíam a Rede Ferroviária Federal Leste Brasileiro na década de 40 formaram uma aglomeração, no mesmo local onde está edificada a atual sede do município.
Esse povoado foi elevado a distrito em 1953, através da Lei Estadual nº 628, já com o nome de Licínio de Almeida, em homenagem a Joaquim Souza Almeida, engenheiro da Rede Ferroviária Federal. Emancipou-se em 1962, com território desmembrado dos municípios de Urandi e Jacaraci, alcançando assim sua autonomia política a administrativa.
Sede da Mineração Urandi, exploradora do Minério de Manganês, Licínio de Almeida descobriu na década de 70 sua vocação voltada à produção mineral, o que elevou consideravelmente os índices de desenvolvimento econômico do município.
Com o passar dos anos, houve uma queda no setor mineral, principalmente com o fechamento da Mineração, principal vetor da economia local. Com isso, os gestores e a sociedade organizada tiveram que buscar novos instrumentos capazes de superar as dificuldades. O fortalecimento do comércio de bens e serviços e a abertura de novos acessos, como a estrada ligando a sede do município à Caculé, ajudaram a construir novas alternativas econômicas. Atualmente a gestão do prefeito Alan tem enfrentado uma grave seca que produz graves transtornos à população daquele município.
Dessa forma, parabenizamos a todos aqueles que residem e produzem em Licínio de Almeida, colocando sempre o nosso mandato à disposição para buscarmos juntos a melhoria da qualidade de vida desse povo hospitaleiro e trabalhador.
Dê-se ciência desta Moção à Prefeitura Municipal e à Câmara de Vereadores de Licínio de Almeida.
Sala das Sessões, 12 de abril de 2012