A deputada que esta subscreve vem, após tramitação regimental, manifestar nossos VOTOS DE CONGRATULAÇÕES para com o município de PALMAS DE MONTE ALTO por mais um aniversário de emancipação política e administrativa, que ocorrerá em 19 de maio do corrente ano.
As terras originalmente constantes do território de Monte Alto foram adquiridas pelo alferes Francisco Pereira de Barros (vulgo Pereirinha) junto a Isabel Guedes de Brito (herdeira de Antônio Guedes de Brito, morgado a quem pertenciam a maior parte das terras do sertão baiano), no ano de 1730. Era a fazenda Riacho da Boa Vista.
A partir dessa Fazenda, o proprietário mandou erguer uma capela, que deu origem à Vila de Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens de Monte Alto, entre 1736 a 1742. Com a morte de Pereirinha assumiu a sucessão dos bens, o herdeiro Timóteo Ferreira dos Santos que logo veio a falecer. Com isso as terras foram invadidas por alguns pretensos herdeiros que ocuparam a área e logo formou-se uma aglomeração.
Foi, assim, elevada a capela à categoria de freguesia, pela lei provincial nº 124, de 19 de maio de 1840, que também elevou o povoado à categoria de Vila, criando o município com o nome de Monte Alto e seu território desmembrado de Brotas de Macaúbas. Sua instalação deu-se em 15 de novembro do mesmo ano.
A então Vila de Monte Alto foi elevada à categoria de cidade pela Lei Estadual nº 1.253, de 23 de julho de 1918. Por força da Lei nº 1.364, perdeu o distrito de Beija-Flor (atual Guanambi) que foi emancipado pela Lei provincial de número 1797 de 23 de Junho de 1880. Em julho de 1931 o município foi extinto, sendo então incorporado a Guanambi. Mas em 1933 as reformas políticas foram revistas e restaurada sua autonomia, pela Lei estadual 8452.
O Município de Palmas de Monte Alto tem sua economia baseada na agricultura e no comércio de bens e serviços. Gerido pelo prefeito Manoel Rubens, liderança política consolidada na região, o município tem obtido grandes avanços no modelo administrativo atual. Agregando a força e determinação do prefeito Manoel Rubens para realizar importantes obras estruturantes em todas áreas como educação, saúde e infraestrutura hídrica e rodoviária.
Culturalmente temos o desfile de 07 de setembro como um dos pontos importantes de interação e entretenimento da população local. Além das comemorações da festa de setembro, Nossa Senhora Mãe de Deus e dos
Homens também é homenageada por toda região, novenas, missas, procissões são partes importantes desse evento, evento esse realizado a mais de 200 anos na cidade.
Neste ano de 2012, a nossa lutar maior é pela diminuição dos efeitos da seca na região, pois vem sendo considerada como a pior dos últimos 47 anos. Com isso, devemos em parceria com o prefeito Manoel Rubens direcionar todos os nossos esforços no sentido de manter as condições mínimas de abastecimento e, principalmente a manutenção dos parâmetros mínimos da segurança alimentar dos mais afetados por esse fenômeno.
Assim sendo, gostaríamos de parabenizar o povo montealtense por mais um aniversário, ao tempo que externamos o nosso orgulho em representá-lo nesta Casa Legislativa, ressaltando sempre a nossa disposição em continuar com a parceria forte do nosso mandato parlamentar com o prefeito Manoel Rubens e seu grupo, pois no nosso entendimento a nossa união tem garantido obras importantes que são transformadas em importantes benefícios para a população, principalmente os mais carentes.
Dê-se ciência desta Moção à Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores de Palmas de Monte Alto e aos meios de comunicação daquela região.
Sala das Sessões, 15 de maio de 2012