Manifestar VOTOS DE CONGRATULAÇÕES para com o município de Brumado pelo 134º aniversário de emancipação política e administrativa que ocorrerá em 11 de junho do corrente ano.
Fonte:
Compartilhe
Nenhuma mensagem encontrada!
Manifestar VOTOS DE CONGRATULAÇÕES para com o município de Brumado pelo 134º aniversário de emancipação política e administrativa que ocorrerá em 11 de junho do corrente ano
A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno desta Casa Legislativa, manifestar VOTOS DE CONGRATULAÇÕES para com o município de Brumado pelo 134º aniversário de emancipação política e administrativa que ocorrerá em 11 de junho do corrente ano.
A Fazenda Bom Jesus dos Meiras era um pequeno povoado que pertencia ao município de Livramento do Brumado das Minas do Rio das Contas. Com a criação do Município de Caetité, o povoado Bom Jesus dos Meiras passou a pertencer ao Município de Caetité.
A origem do município nos remete aos Bandeirantes que desbravavam a região à procura de ouro e outros metais preciosos. Era caminho dos tropeiros e garimpeiros das minas do Rio de Contas para as Minas Gerais, ali era a foz do Rio do Antônio, lugar de descanso e de muito trabalho para os desbravadores e garimpeiros. As terras onde se situa o município pertenciam à fazenda do Campo Seco. O padre André Antunes Maia herdou a fazenda de seu pai, João Antunes Moreira, e a vendeu, em 30 de Junho de 1749, a José de Souza Meira.
Com o passar dos anos, no local formou-se uma aglomeração que passou a se chamar povoado de Bom Jesus dos Meiras, em homenagem ao seu último proprietário. Foi Antônio Ledeslau de Figueiredo Rocha Vice-Presidente da Província da Bahia, que decretou e assinou a lei que elevou Bom Jesus dos Meiras à condição de distrito em 19 de junho de 1869, através do Decreto Lei nº 1.091.
Em 11 de junho de 1877, Bom Jesus dos Meiras desmembrou-se politicamente de Caetité, com a Lei Provincial nº1756, ocorrendo a elevação para vila e com a criação do seu próprio município. O autor do Projeto foi o deputado provincial Dr. Marcolino Moura. Criou-se a 1ª Câmara Municipal de Vereadores em 13 de fevereiro de 1878.
Brumado, atualmente, é um dos municípios mais promissores da região sudoeste. Ali temos a Magnesita, que há mais de quatro décadas gera emprego e desenvolvimento à região; a CIMPOR que fabrica cimento está a todo vapor, já com projeto de expansão de produção e de suas instalações.
A chegada da Ferrovia Leste-Oeste (FIOL) naquela região e no município de Brumado irá fechar com chave de ouro um ciclo produtivo com ótimas perspectivas de um futuro econômico e social brilhantes e promissores, transformando e melhorando a vida dos brumadenses.
Ali estamos formando uma parceria forte com os vereadores Leo Vasconcelos e Marcelo Viana, grandes líderes como Marlito e Vanderlito, além dos amigos Juvencio Cardoso e o ex-vereador Giba, que estão em total afinidade com o nosso mandato, buscando sempre novas obras e melhorias para o município de Brumado.
Dessa forma, gostaríamos de parabenizar a todos os brumadenses por mais um aniversário, ressaltando sempre a nossa disposição de luta nesta Casa Legislativa para defender sempre os interesses desse importante município e de toda a Serra Geral.
Dê-se ciência dessa Moção à Prefeitura Municipal, à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação da região.
Sala das Sessões, 12 de junho de 2012
Deputada Ivana Bastos
Faça parte do nosso mandato
Siga-me
Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB) Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130, Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306