A deputada que esta subscreve vem, com esteio nos dispositivos regimentais, manifestar as nossas CONGRATULAÇÕES para com o município de RIACHO DE SANTANA pelo transcurso de seu aniversário de emancipação política e administrativa, a ser comemorado em 13 de agosto do corrente ano.
As terras onde se localiza o município eram habitadas por índios da tribo dos Canindés. No início do século XVIII, o Bandeirante paulista Belchior Dias, apelidado pelos índios de "Muribeca", em suas incursões naquela região descobriu minas de ouro e prata, o que impulsionou vários aventureiros a se arriscarem pelo sertão em busca das mencionadas reservas. Entre eles destaca-se o superintendente das minas do Estado, Leolino Mariz, que chegou na região em 1758, descobrindo grandes reservas de salitre, atraindo várias pessoas a imigrarem, contribuindo para a fundação do arraial de Riacho de Santana, pertencente ao território de Monte Alto.
A região de Riacho de Santana pertencia ao distrito de Jacobina - posteriormente veio a pertencer a Paratinga, Macaúbas e Palmas de Monte Alto - pois nessa época a maior parte do sertão pertencia àquele distrito. Em 1861 com a lei provincial de número 871 de 12 de setembro, o arraial foi elevado à categoria de Freguesia, tendo como primeiro vigário o padre Antônio Boa Ventura de Cerqueira Pinto. Entretanto, o grande passo para o desenvolvimento da Freguesia foi dado em 13 de agosto de 1878, que criou o município de Riacho de Santana, data em que foi assinada a lei provincial de número 1826, que criou o município de Riacho de Santana, sendo assim desmembrado de Palmas de Monte Alto.
Localizado na Serra Geral do Sudoeste Baiano, Riacho de Santana registrou no último censo uma população de aproximadamente 31 mil habitantes. Sua economia é baseada na agricultura, pecuária e mineração, além do comércio de bens e serviços. A agricultura de subsistência ainda predomina, apesar de registrar grande produção de algodão, feijão e milho, foi na década de 80 um dos municípios que experimentaram grande plantio de algodão, pois localiza-se na microrregião de Guanambi. Ali encontramos terra boa, adequada ao plantio de algodão, feijão e milho, sendo essas as principais culturas produzidas no município o que o coloca em posição destacada nesse setor.
Dessa forma, registramos as nossas congratulações para com esse importante município, pedindo sempre a Nossa Senhora da Glória, padroeira de Riacho de Santana, que continue abençoando sempre aquele povo auspicioso e trabalhador.
Dê-se ciência desta Moção à Prefeitura Municipal, à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação de Riacho de Santana.
Sala das Sessões, 9 de agosto de 2012
Deputada Ivana Bastos