A deputada que esta subscreve vem, com esteio nos dispositivos regimentais, externar as nossas CONGRATULAÇÕES para com o município de IGAPORÃ que comemorará o seu 52º aniversário de emancipação política no próximo dia 01 de setembro.
Em 1884, Igaporã elevou-se à categoria de Vila com a denominação de Bonito, sendo elevada à categoria de distrito em 1° de janeiro de 1944, por força do decreto de n° 12.978, passando a chamar-se Igaporã, que em Tupi-Guarany significa Água Bela.
Em 30 de dezembro de 1954, Igaporã foi emancipada pela Lei Estadual 638/54, tendo sido nomeado o primeiro prefeito, o senhor Orozimbo Ribeiro, até que se foi realização da eleição, sendo eleito Alípio Cardoso. Subordinado administrativa e politicamente ao município de Caetité, a efetiva emancipação de Igaporã foi marcada por grandes e célebres disputas judiciais. Em 07 de fevereiro de 1958 foi executado o mandato judicial do estado da Bahia que considerou inconstitucional a criação do município, fazendo-o retornar, como distrito, ao município de Caetité.
Por força da Lei 2308 de 01 de setembro de 1960, é que foi restaurada a autonomia de Igaporã, devendo salientar a luta de Silêncio Fernandes, Manoel Azevedo, Dr. João Archanjo e José Antônio Fagundes, para que o município obtivesse êxito na sua separação de Caetité. Ficando assim considerada data oficial de emancipação do município o 1° de setembro de 1960, por força da lei n° 01/1985 de autoria do então vereador Lucílio Fagundes Neves.
Igaporã integra a região administrativa de Caetité e também a microrregião de Guananbi. Situa-se entre as bacias hidrográficas do Santo Onofre e do Rio das Rãs. Registrou no último censo /2009 uma população de aproximadamente 24.000 habitantes, sendo a maioria residente na Zona Rural.
O município de Igaporã se baseia na produção agrícola e pastoril, sendo médio produtor de algodão, feijão e milho. Além disso, vem crescendo bastante na produção de leite e seus derivados. No turismo podemos destacar a festa junina de São Pedro. Atualmente é uma das maiores manifestações populares da cidade que é realizada entre os dias 27 a 29 de junho na Praça do Forró.
A gestão municipal de Neto tem contribuído decisivamente para a diminuição das desigualdades sociais, voltada, principalmente, à execução de obras estruturantes como pavimentação de ruas, saneamento básico e ampliação das redes básicas de saúde e educação. A administração tem adotado a participação popular como uma de suas principais realizações.
Assim sendo, parabenizamos o município de Igaporã pelos seus 52 anos de autonomia política e administrativa, ressaltando que a parceria de Neto com o nosso mandato tem surtido bons resultados para a população, pois estamos sempre incorporados na busca por obras e melhorias para esse importante município baiano.
Dê-se ciência desta Moção à Prefeitura Municipal, à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação local.
Sala das Sessões, 31 de agosto de 2012
Deputada Ivana Bastos