Proposições
Proposições
Proposições
Moção

MOÇÃO Nº 14.790/2012

Moção de Congratulações para com o Jornal A Tarde, pelo seu centenário, ocorrido em 15 de outubro de 2012.

Compartilhe
Nenhuma mensagem encontrada!

MOÇÃO Nº 14.790/2012

A deputada que esta subscreve vem, com esteio nos dispositivos regimentais, prestar as nossas CONGRATULAÇÕES para com o JORNAL A TARDE pelo seu centenário, ocorrido em 15 de outubro de 2012.

 

 

A história desse diário a maioria dos baianos já conhece, mas nunca é demais traçar alguns aspectos de sua fundação, iniciada pelo grande jornalista Ernesto Simões Filho em 1912. Nascido na combativa cidade de Cachoeira em 1886 foi um político, jornalista e empresário. Em 1924, elegeu-se deputado federal para o triênio 1924-1926, mesmo ano em que se transferiu para a então capital da República, o Rio de Janeiro. Com isso, se afastou da direção do Jornal A Tarde. Militou de forma contundente na política nacional, tendo participado de todos os episódios daquela época, entre os quais a revolução constitucionalista, etc. 

 

Em janeiro de 1951, como resultado das articulações políticas que contribuíram para a volta de Getúlio Vargas à presidência no pleito de outubro de 1950, Simões Filho foi nomeado para o Ministério da Educação e Saúde. Sua atuação à frente da pasta foi bastante condicionada pela tramitação, no Congresso, do projeto de lei sobre Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que desde 1946 vinha ocupando grande espaço nas discussões sobre o assunto no país (e continuaria a ocupar até 1961, quando seria finalmente aprovada). Ainda em 1951, foi criada no âmbito da sua pasta a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior. 

 

Voltando a história do Jornal A Tarde, esse vespertino foi decisivo em todos os episódios políticos, culturais e econômicos relevantes do nosso país no século XX e agora no início do século XXI. E o mais importante disso tudo que o jornal não tinha medo ou receio de se posicionar nos episódios mais tensos de história moderna em nosso país, como a Revolução do Estado Novo de Getúlio Vargas, seus reflexos e extensões, e o Golpe Militar de 64. Na área cultural participou ativamente da Semana de Arte Moderna de 22, etc.

 

Na Bahia, A Tarde é um diário de grande credibilidade, imparcialidade, principalmente na defesa da verdade factual, fator que o jornalismo nunca deve se afastar, pois irá levar essa característica jornalística por toda a existência. Portanto, temos certeza de que o seu centenário é apenas uma pequena parte de sua história que ainda tem muito para contar. 

 

Emocionados estamos todos nós leitores de A Tarde pelo seu centenário, o que deixa o povo baiano orgulhoso por termos um jornal de sua grandeza. Parabéns aos diretores e ao Conselho pela passagem dessa importante data.

 

Dê-se ciência dessa Moção Presidente do Conselho de Administração do Jornal A Tarde, senhor Silvio Simões, aos seus diretores e editores, ao governador do Estado da Bahia, senhor Jaques Wagner e a Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia (Secom).

 

 

Sala das Sessões, 22 de outubro de 2012

 

Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2025. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital