MOÇÃO Nº 15.303/2013
A deputada que abaixo infrafirmada vem, na forma do disposto no Regimento Interno desta Casa Legislativa, manifestar as nossas congratulações para com o município de ANAGÉ pelo transcurso de seu 51º aniversário de emancipação política.
As primeiras incursões naquelas terras foram realizadas pelos Bandeirantes que desbravavam os rios em busca do ouro e de outras pedras preciosas. Os registros históricos apontam como fundador de Anagé o capitão-mor João Gonçalves da Costa, no ano de 1784, quando abria a estrada ligando o Arraial da Conquista a Caetité e ao rio São Francisco, a região era habitada anteriormente pelos índios imborés e mongoiós.
O povoado tinha a denominação de São João, quando em 1920 foi elevado à vila, com a denominação de São João da Vila Nova. O distrito foi criado em 1898 pela lei estadual nº 249, e o município, em 05 de abril de 1962, pela lei estadual nº 1656, desmembrado do município de Vitória da Conquista.
Localizada no município de Anagé, a barragem do rio Gavião é uma das maiores do estado da Bahia, atração turística e fonte para agricultura e abastecimento d'água, mas que vem registrando níveis preocupantes em função da seca que assola aquela região.
Situado no Território de identidade de Vitória da Conquista, a sede do município localiza-se à margem direita do rio Gavião, afluente do rio de Contas, a economia de Anagé está baseada na agricultura e no comércio de bens e serviços, cuja renda principal é o serviço público que emprega a maioria da população local. O município de Vitória da Conquista é o nódulo dominante do município, acessado pela população na bisca das sedes dos serviços públicos, bancos, etc.
É com alegria que registramos nesta Casa mais um aniversário de Anagé, cidade de população hospitaleira, gentil e políticos comprometidos com os interesses dos representados, como o vereador Altemar Silveira Noqueira, popularmente conhecido como Tõezinho, grande parlamentar que luta incessantemente pela melhoria da qualidade de vida do povo que representa.
]Portanto, colocamos o nosso mandato à disposição do povo de Anagé e do vereador Tõezinho para juntos buscarmos obras e serviços de que tanto necessita a população.
Dê-se ciência desta Moção à Prefeitura municipal, à Câmara de Vereadores e os meios de comunicação local.
Sala das Sessões, 10 de abril de 2013