MOÇÃO Nº 15.323/2013
Seguindo a mesma linha de criação dos diversos municípios de nosso sertão baiano, as terras onde está localizado o município de Licínio de Almeida foram desbravadas pelos Bandeirantes portugueses à procura de ouro e pedras preciosas.
O ponto de partida para a sua formação foi a Fazenda Gado Bravo, de propriedade da família Soares. Ali os trabalhadores que construíam a Rede Ferroviária Federal Leste Brasileiro na década de 40 formaram uma aglomeração, no mesmo local onde está edificada a atual sede do município.
Esse povoado foi elevado a distrito em 1953, através da Lei Estadual nº 628, já com o nome de Licínio de Almeida, em homenagem a Joaquim Souza Almeida, engenheiro da Rede Ferroviária Federal. Emancipou-se em 1962, com território desmembrado dos municípios de Urandi e Jacaraci, alcançando assim sua autonomia política a administrativa.
A economia do município está ancorada na exploração mineral, na agricultura e no comércio de bens e serviços. O manganês é o principal minério explorado no município que teve seu ápice na década de 70, mas que nos anos seguintes decaiu sua produção, o que obrigou o fechamento da sede da Mineração Urandi, exploradora do Minério de Manganês.
Município localizado na Serra do Espinhaço, Licínio de Almeida tem clima agradável, chegando no inverno a registrar temperaturas de 10ºC, o que atrai visitantes de toda a região.
A administração de Dr. Alan vem conseguindo grandes conquistas, se mantendo numa vertente desenvolvimentista, primando pela educação de base e pela saúde preventiva, com isso gestor vêm garantindo bons índices na área social, recebendo diversos prêmios pelas inovações implantadas, numa demonstração que uma gestão que elege prioridades e áreas estratégicas para atuar tem grandes possibilidades de lograr êxito.
Dessa forma, parabenizamos a todos aqueles que residem e produzem em Licínio de Almeida, colocando sempre o nosso mandato à disposição para buscarmos juntos a melhoria da qualidade de vida desse povo hospitaleiro e trabalhador.
Dê-se ciência desta Moção à Prefeitura Municipal e à Câmara de Vereadores de Licínio de Almeida.
Sala das Sessões, 16 de abril de 2013