MOÇÃO Nº 15.586/2013
A deputada infrafirmada vem, com lastro nos dispositivos regimentais desta Casa Legislativa, manifestar nossas congratulações para com o município de Lagoa Real pelo transcurso de seu aniversário de emancipação política e administrativa que ocorre dia 13 de junho do corrente ano.
Desmembrado de Caetité em 1989, Lagoa Real foi um dos maiores e mais importantes distritos desse município. Registros históricos colocam Lagoa Real na historia política brasileira do século XX: ali as tropas da Coluna Prestes, evitando a sede municipal, atacaram o distrito.
Situado entre os municípios de Caetité e Brumado, Lagoa Real foi pioneira no associativismo rural, quando na década de 80 fundou a Associação dos Amigos de Lagoa Real, inaugurando na região uma nova forma de luta organizada no fomento de crédito, máquinas e insumos agrícolas, para ampliar a produção e fortalecer a agricultura familiar.
Lagoa Real é destaque nacional na realização da Festa do Vaqueiro e Vaquejada que este ano comemorou sua 23ª edição. O prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o popular Zezinho, fez um dos maiores eventos do Sudoeste baiano. Essa festa resgata a tradição do homem sertanejo, que além da luta diária também comemora e reverencia a fé e o profano.
Foram três dias de festa, 31 de maio, 1º e 02 de junho, com entrada franca para toda a população local e os visitantes. Foram realizados diversos shows com a apresentação de viola, sanfona, repente e a Vila Cultural, onde é possível apreciar o artesanato local, a fabricação de cachaça, rapadura, farinha de mandioca e muito mais.
Atualmente, esse evento se consolida como uma das principais alternativas econômicas de Lagoa Real, hoje considerada uma das mais importantes Festas do Vaqueiro do Brasil, atraindo milhares de visitantes o que gera riquezas e desenvolvimento para o povo.
Assim sendo, aproveitamos o registro do aniversário de emancipação de Lagoa Real para parabenizar o prefeito Zezinho, pelo evento deste ano e pela administração empreendida no município que vem privilegiando os setores de educação, saúde, infraestrutura hídrica urbana e rural e o cuidado com as pessoas, principalmente aqueles que vivem em áreas de risco social.
Assim sendo, reafirmamos a nossa disposição de continuar na defesa dos interesses do município e daquele povo trabalhador e hospitaleiro, para tanto o nosso instrumento de luta que é o nosso mandato estará sempre à disposição;
Dê-se ciência desta Moção à Prefeitura Municipal, à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação locais.
Sala das Sessões, 11 de junho de 2013