MOÇÃO Nº 15.603/2013
VOTOS DE CONGRATULAÇÕES para com o município de Brumado pelo 136º aniversário de emancipação política e administrativa que ocorre, hoje, 11 de junho do corrente ano.
A Fazenda Bom Jesus dos Meiras era um pequeno povoado que pertencia ao município de Livramento do Brumado das Minas do Rio das Contas. Com a criação do município de Caetité, o povoado Bom Jesus dos Meiras passou a pertencer ao município de Caetité.
A origem do município nos remete aos Bandeirantes que desbravavam a região à procura de ouro e outros metais preciosos. Era caminho dos tropeiros e garimpeiros das minas do Rio de Contas para as Minas Gerais, ali era a foz do Rio do Antônio, lugar de descanso e de muito trabalho para os desbravadores e garimpeiros. As terras onde se situam o município pertenciam à fazenda do Campo Seco. O padre André Antunes Maia herdou a fazenda de seu pai, João Antunes Moreira, e a vendeu, em 30 de Junho de 1749, a José de Souza Meira.
Com o passar dos anos, no local formou-se uma aglomeração que passou a se chamar povoado de Bom Jesus dos Meiras, em homenagem ao seu último proprietário. Foi Antônio Ledeslau de Figueiredo Rocha Vice-Presidente da Província da Bahia, que decretou e assinou a lei que elevou Bom Jesus dos Meiras à condição de distrito em 19 de junho de 1869, através do Decreto Lei nº 1.091.
Em 11 de junho de 1877, Bom Jesus dos Meiras desmembrou-se politicamente de Caetité, com a Lei Provincial nº1756, ocorrendo a elevação para vila e com a criação do seu próprio município. O autor do Projeto foi o deputado provincial, Dr. Marcolino Moura. Em 13 de fevereiro de 1878, criou-se a primeira Câmara Municipal.
Brumado segue consolidado como um dos principais municípios do Território de Identidade do Sertão Produtivo, com vocação econômica para exploração mineral que começou com a criação da Magnesita, em 1939, após a descoberta de depósitos de magnesita naquelas terras.
Suas atividades industriais começaram em 1944, em Contagem (MG), com a produção de refratários aluminosos e sílico-aluminosos e, a partir de 1948, produzindo também magnesianos e cromo-magnesianos. Além dessa importante fábrica, no município está estabelecida também a CIMPOR S/A que fabrica cimento, já com projeto de expansão de produção e de suas instalações em andamento.
A chegada da Ferrovia Leste-Oeste (FIOL) naquela região e no município de Brumado irá fechar com "chave de ouro" um ciclo produtivo com ótimas perspectivas de um futuro econômico e social brilhante e promissor, transformando e melhorando a vida dos brumadenses.
Com origem naquela região, o nosso mandato sempre busca atuar com foco mais Distrital e Brumado está incluído em nossas prioridades, na busca de fortalecer os laços políticos com as lideranças locais, com o intuito de defender sempre os interesses desse importante município e de toda a região.
Dê-se ciência dessa Moção à Prefeitura Municipal, à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação da região.
Sala das Sessões, 11 de junho de 2013