A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno desta Casa Legislativa, manifestar os nossos VOTOS DE CONGRATULAÇÕES para com o município de CANDIBA pelo transcurso de mais um aniversário de sua emancipação política, a ser comemorado no dia 27 de julho de 2013.
A origem do município remonta ao período escravagista, a partir das habitações rústicas utilizadas pelos negros, denominadas de mocambos, que fugiam de grandes fazendas da região, como a Santa Rosa, dos Rodrigues Lima, Mulungu e Canabrava.
O padre português Francisco Moreira dos Santos fixou-se no Mocambo, em 1834, onde construiu sua casa e uma igreja, fazendo ali a catequese do arraial. Seu território pertencia, originalmente, à Vila Nova do Príncipe e Santana de Caetité, depois a Palmas de Monte Alto e, em 1920, com a emancipação de Guanambi, tornou-se distrito deste, já com o nome de Candiba.
Sua emancipação do município de Guanambi se deu em 27 de Julho de 1962. Portanto, nessa data os candibenses comemoram 51 anos de sua autonomia e tem, a cada ano, buscado se desenvolver econômica e socialmente. Candiba está localizado no Sudoeste baiano e compõe a microrregião de Guanambi. Sua economia é baseada na produção agrícola, criação de animais e o comércio de bens e serviços.
Temos buscado com muita disposição obras e melhorias para o povo de Candiba. Sabemos das necessidades e anseios desse povo e se depender do nosso mandato estará sempre firme no propósito de atender os pleitos dos candibenses.
É com muito orgulho e satisfação que registramos mais um aniversário de emancipação de Candiba, um dos principais municípios da Serra Geral.
Dê-se ciência desta Moção à Câmara Municipal, à Prefeitura municipal, à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação local de Candiba e região.
Sala das Sessões, 8 de agosto de 2013
Deputada Ivana Bastos