A deputada que esta subscreve vem, com esteio nos dispositivos regimentais, manifestar as nossas CONGRATULAÇÕES para com o município de RIACHO DE SANTANA pelo transcurso de seu aniversário de emancipação política e administrativa, a ser comemorado em 13 de agosto do corrente ano.
As terras onde se localiza o município eram habitadas por índios da tribo dos Canindés. No início do século XVIII, o Bandeirante paulista Belchior Dias, apelidado pelos índios de "Muribeca", em suas incursões naquela região descobriu minas de ouro e prata, o que impulsionou vários aventureiros a se arriscarem pelo sertão em busca das mencionadas reservas. Entre eles destaca-se o superintendente das minas do Estado, Leolino Mariz, que chegou à região em 1758, descobrindo grandes reservas de salitre, atraindo várias pessoas a imigrarem, contribuindo para a fundação do arraial de Riacho de Santana, pertencente ao território de Monte Alto.
A região de Riacho de Santana pertencia ao distrito de Jacobina - posteriormente veio a pertencer a Paratinga, Macaúbas e Palmas de Monte Alto - pois nessa época a maior parte do sertão pertencia àquele distrito. Em 1861, com a lei provincial de número 871 de 12 de setembro, o arraial foi elevado à categoria de Freguesia, tendo como primeiro vigário o padre Antônio Boa Ventura de Cerqueira Pinto. Em 13 de agosto de 1878, foi sancionada a lei provincial de número de 1826, que criou o município de Riacho de Santana, desmembrando-se do de Palmas de Monte Alto.
Localizado na Serra Geral do Sudoeste Baiano, o município de Riacho de Santana registrou no último censo uma população de aproximadamente 31 mil habitantes. Sua economia é baseada na agricultura, pecuária e mineração, além do comércio de bens e serviços. A agricultura de subsistência ainda predomina, apesar de registrar grande produção de algodão, feijão e milho.
Dessa forma, registramos as nossas congratulações para com esse importante município, pedindo sempre a Nossa Senhora da Glória, padroeira de Riacho de Santana, que continue abençoando sempre aquele povo auspicioso e trabalhador. Em agosto a cidade comemora a emancipação política com a realização de eventos culturais é a tradicional Festa de Agosto.
Dê-se ciência desta Moção à Prefeitura Municipal, à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação de Riacho de Santana.
Sala das Sessões, 12 de agosto de 2013
Deputada Ivana Bastos