VOTOS DE CONGRATULAÇÕES para com o município de ITAMBÉ pelo transcurso de seu 86º aniversário de emancipação política, desmembrando-se do município de Vitória da Conquista, através da Lei Estadual 2 042, de 12 de agosto de 1927, instalado em 1º de janeiro de 1928, sendo empossado o primeiro prefeito, o Coronel Hygino dos Santos Melo.
A deputada que esta subscreve vem, na forma que regimental, manifestar VOTOS DE CONGRATULAÇÕES para com o município de ITAMBÉ pelo transcurso de seu 86º aniversário de emancipação política, desmembrando-se do município de Vitória da Conquista, através da Lei Estadual 2 042, de 12 de agosto de 1927, instalado em 1º de janeiro de 1928, sendo empossado o primeiro prefeito, o Coronel Hygino dos Santos Melo.
O povoado que deu origem ao município de Itambé chamava-se Verruga e surgiu entre 1860 e 1890, quando uma grande seca assolava o sertão baiano e muitas famílias se deslocaram para o litoral em busca de uma vida melhor. Duas dessas famílias: a Balbino e a Fonseca foram as primeiras a se estabelecerem nas terras onde atualmente é a sede do município.
Essas famílias conseguiram, sem nenhum conflito, negociar sua permanência com os índios Pataxós e Mongoiós, que defendiam sua terra bravamente. Continuaram a caminhada depois da Serra do Marçal em direção ao Litoral até se estabelecerem definitivamente às margens do riacho Santa Maria, pois ali as terras eram férteis, o que posteriormente atraiu outros colonos para o local.
A economia de Itambé é baseada na agricultura, pecuária, comércio, extração mineral e indústrias de pequeno porte, sendo o destaque a pecuária, seguindo assim uma tendência daquela região, principalmente voltada para o gado de corte, sendo referência nacional nesse setor. O comércio é baseado principalmente nas vendas a varejo. A Mineração vem, a cada dia, merecendo importância na composição econômica local, principalmente a extração de berilo, calcário, cristal de rocha e feldspato.
Assim, externamos o nosso orgulho em representar o município nesta Assembleia e o desejo de continuar contribuindo com o desenvolvimento de Itambé, através de novas obras e melhoria do serviço público prestado aos cidadãos que vivem e produzem nesse importante município.
Dê-se ciência desta Moção à Prefeitura Municipal, à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação local.
Sala das Sessões, 12 de agosto de 2013
Deputada Ivana Bastos