Proposições
Proposições
Proposições
Moção

MOÇÃO Nº 16.051/2013

Moção de Congratulações para com o município de BOM JESUS DA LAPA pelo transcurso de seu aniversário de emancipação política a ocorrer em 31 de agosto do corrente ano.

Compartilhe
Nenhuma mensagem encontrada!

 A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno desta Casa Legislativa, manifestar os nossos sinceros VOTOS DE CONGRATULAÇÕES para com o município de BOM JESUS DA LAPA pelo transcurso de seu aniversário de emancipação política a ocorrer em 31 de agosto do corrente ano.

A região onde se situa o município de Bom Jesus da Lapa fazia parte da sesmaria do Conde da Ponte, Antônio Guedes de Brito, quando Francisco de Mendonça Mar, que era andarilho ou Pelegrino, ficando alguma dúvida, descobriu um morro à margem direita do Rio São Francisco, em 1691. Nas redondezas do lugar existiam apenas alguns currais de gado e empregados de Antônio Guedes. O monge descobriu o morro que viria a ser o Santuário de Bom Jesus da Lapa. Numa de suas inúmeras grutas, começava uma vida de eremita, devoto do Jesus e de Maria da Soledade. 

Registros históricos apontam que a cidade de Bom Jesus da Lapa começou sua existência à sombra do Santuário do Bom Jesus. Na data em que o Monge chegou a este lugar, havia entre o morro e o rio São Francisco apenas algumas palhoças de índios Tapuias. Passados alguns anos, devotos foram chegando e fixando moradia perto do lugar, onde se achava a imagem do Bom Jesus. O Monge construiu junto ao Santuário, um hospital e um asilo para os pobres e doentes, dos quais cuidava. Assim, começou a crescer ao lado da lapa do Bom Jesus um povoado, assumindo o mesmo nome de Bom Jesus da Lapa. 
Essas constantes peregrinações foram se consolidando e transformaram, no decorrer dos anos, Bom Jesus da Lapa numa das maiores romarias do Brasil. Desde o século XVII, essas visitações foram se desenvolvendo, sendo o principal vetor de elevação do povoado à vila em 1870, atingindo a categoria de cidade em 1923 e chegando a ser município em 1953. 
 
Bom Jesus da Lapa é um município com o maior fluxo de turismo religioso no Estado, onde a crença Católica é muito forte na cidade. É um município do estado da Bahia, situado a 796 km da capital estadual. A sua população em 2009 aumentou para 66.192 habitantes, chegando a dobrar no mês de agosto, quando acontece a Festa do Bom Jesus. Ali se concentra a segunda maior festa religiosa católica do Brasil, conhecida como a procissão ou romaria do Bom Jesus em que atrai milhares de fiéis todos os anos, por este motivo é conhecida como a "Capital Baiana da Fé".  
 
Os morros que circundam, a cidade em estilo gótico se constitui numa grande atração turística. Além disso, a cidade banhada pelo "Velho Chico" pode proporcionar aos visitantes belos passeios turísticos pelo rio. A Gruta do Bom  Jesus e a de Nossa Senhora da Soledade e demais grutas que se encontram entranhadas no morro são atrações em que os turistas ficam deslumbrados com a beleza natural desses locais. 
 
O município de Bom Jesus da Lapa abriga a 1º Maravilha do Brasil, o Santuário do Bom Jesus, cuja eleição foi feita através de votos por um site da Internet: Sete Maravilhas do Brasil, o que é motivo de grande orgulho para os moradores da cidade uma vez que a economia local é baseada também no turismo. 
 
Sua economia além do turismo religioso se baseia no comércio de bens e serviços e na agricultura com grandes, média e pequenas produções de banana, arroz, feijão, principalmente da agricultura irrigada, mais destacadamente o Projeto Formoso que vem contribuindo para alavancar a economia da região. 
 
Em 2013, Bom Jesus da Lapa vem sendo administrada por Eures Ribeiro, ex-deputado estadual, que vem imprimido seu jeito de administrar já colhendo os resultados com a austeridade fiscal e o zelo pelos bens públicos adotados. Num primeiro momento Eures vem recuperando os bens e inovando na prestação dos serviços públicos. 
 
Portanto, é com orgulho de que parabenizamos Bom Jesus da Lapa por mais um aniversário, ao tempo em que desejamos o gestor Eures Riberio pleno êxito em suas ações administrativas, na certeza de que novas obras e serviços serão disponibilizados à população, principalmente àquela que reside em áreas de grande risco social.  
 
Dessa forma, continuamos com o nosso mandato à disposição do povo da Lapa para juntos construirmos um município cada dia mais independente e melhor de se viver e produzir. 
 
Dê-se ciência desta Moção à Prefeitura Municipal, à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação local. 
Sala das Sessões, 22 de agosto de 2013
Deputada Ivana Bastos
Faça parte do nosso mandato

Gabinete da Deputada Ivana Bastos
Centro Administrativo da Bahia(CAB)
Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130,
Prédio Anexo Wilson Lins, Gab.306

71 3115-4051

contato@deputadaivanabastos.com.br

2011 - 2025. Deputada Ivana Bastos. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital