CONGRATULAÇÕES para com o município de IGAPORÃ que comemorará o seu 53º aniversário de emancipação política no próximo dia 01 de setembro.
A deputada que esta subscreve vem, com esteio nos dispositivos regimentais, externar as nossas CONGRATULAÇÕES para com o município de IGAPORÃ que comemorará o seu 53º aniversário de emancipação política no próximo dia 01 de setembro.
Em 30 de dezembro de 1954, Igaporã foi emancipada pela Lei Estadual 638/54, porém uma decisão judicial do Tribunal de Justiça da Bahia tornava inconstitucional a Lei que deu autonomia ao município, reanexando seu território a Caetité. Após cinco anos, por força da Lei 2.308, de 01 de setembro de 1960, foi restaurada definitivamente a autonomia de Igaporã, devendo salientar a luta de Silêncio Fernandes, Manoel Azevedo, Dr. João Archanjo e José Antonio Fagundes. A data oficial de emancipação do município é o dia 1° de setembro de 1960, por força da lei n° 01/1985 de autoria do então vereador Lucílio Fagundes Neves.
Igaporã integra a região administrativa de Caetité e também a microrregião de Guananbi. Situa-se entre as bacias hidrográficas do Santo Onofre e do Rio das Rãs. Registrou no último censo /2009 uma população de aproximadamente 24.000 habitantes, sendo a maioria residente na Zona Rural.
O município de Igaporã se baseia na produção agrícola e pastoril, sendo médio produtor de algodão, feijão e milho. Além disso, vem crescendo bastante na produção de leite e seus derivados. No turismo podemos destacar a festa junina de São Pedro. Atualmente é uma das maiores manifestações populares da cidade que é realizada entre os dias 27 a 29 de junho na Praça do Forró.
Assim sendo, parabenizamos o município de Igaporã pelos seus 53 anos de autonomia política e administrativa, ressaltando que a parceria com o grupo político liderado por Neto vem levando ao município diversas obras e melhorias à população local, principalmente a que reside em áreas de risco social.
Dê-se ciência desta Moção à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação local.
Sala das Sessões, 29 de agosto de 2013
Deputada Ivana Bastos