A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno desta Casa, manifestar as nossas congratulações para com o município de LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA pelo transcurso do aniversário de sua emancipação política e administrativa que ocorrerá em 06 de outubro do corrente ano.
Livramento de Nossa Senhora foi fundado a partir do desbravamento da Serra Geral da Bahia, calcula-se que começou na metade do século XVII, quando Antônio Guedes de Brito, fundador da Casa da Ponte, expandiu seus currais até as nascentes do rio da Velhas, em Minas Gerais.
Em 1710, a bandeira paulista de Sebastião Raposo subiu o rio das Contas Pequeno (rio Brumado) até as nascentes, onde, em decorrência da descoberta de ouro, surgiu a Aldeia de Mato Grosso. Novas pepitas foram achadas rio abaixo, surgindo um assentamento humano no local da atual cidade de Livramento em 1715, onde foi construída uma capela de pau-a-pique pelos padres jesuítas sob a invocação de Nossa Senhora do Livramento, tradição portuguesa, surgindo uma grande aglomeração de garimpeiros e tropoeiros que ali passaram a residir.
O nome de Livramento do Brumado foi adotado através da Lei Estadual n.º 131 de 31 de dezembro de 1943. Em 14 de maio de 1966, pela Lei Estadual n.º 2.325, o governador Lomanto Júnior mudou o nome de Livramento do Brumado para Livramento de Nossa Senhora, assinando-a em praça pública e publicada no Diário Oficial do Estado em 17 de maio de 1966. Esta lei não foi regulamentada a nível federal, permanecendo a cidade com os dois nomes, sendo adotado pelo Estado e pelas demais esferas públicas a segunda denominação.
Pela Lei Estadual n.º 1.657 de 5 de abril de 1962, foi desmembrado o distrito de Dom Basílio. Atualmente o município de Livramento tem quatro distritos: Sede, Iguatemi, Itanagé e São Timóteo. A altitude da sede é de 500 metros acima do nível do mar, segundo o marco do IBGE na Praça da Bandeira.
Com vasta e longa história desde o século XVI, Livramento de Nossa Senhora vem, a cada dia, se destacando como um município desenvolvimentista e que conserva ainda o bucolismo interiorano. Ali, os 43 mil habitantes, aproximandamente, experimentam uma das melhores fases de crescimento econômico local. Comércio e serviços pujantes e a agricultura irrigada que segue em ritmo acelerado, principalmente a agroexportadora, compõem a economia local, além das industrias e o turismo que se consolidam cada vez mais, como poderosos instrumentos de desenvolvimento.
Dessa forma, registramos aqui nesta Casa mais um aniversário desse importante município baiano, ao tempo em que manifestamos o nosso desejo de continuar com uma forte parceria política do grupo liderado pelo ex-prefeito Carlão que muito nos honra em fazer parte.
Dê-se ciência desta Moção à Camara Municipal de Vereadores, ao ex-prefeito Carlos Roberto Batista, o Carlão, e aos meios de comunicação local.
Sala das Sessões, 3 de outubro de 2013
Deputada Ivana Bastos