CONGRATULAÇÕES para com o JORNAL A TARDE pelos 101 anos de sua fundação, comemorados por todos nós baianos que nascemos e crescemos acompanhando a evolução do mundo pelas páginas deste jornal
A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno, manifestar nossas CONGRATULAÇÕES para com o JORNAL A TARDE pelos 101 anos de sua fundação, comemorados por todos nós baianos que nascemos e crescemos acompanhando a evolução do mundo pelas páginas deste jornal.
O jornal A Tarde é sinônimo de baianidade, desde sua primeira circulação em 15 de outubro de 1913, quando trazia o primeiro texto assinado pelo seu fundador Ernesto Simões Filho. Sem dúvida nenhuma podemos afirmar que no século XX todos os acontecimentos históricos, culturais e políticos no mundo, foram noticiados por A Tarde.
No Brasil, desde a Semana de Arte Moderna e o Petróleo no Brasil foram eventos amplamente engajados por A Tarde. A "Bahia não se Divide" foi outra importantíssima campanha do jornal que combateu firmemente na defesa da unicidade do território baiano, quando propuseram criar o Estado de Santa Cruz, época em que o cacau correspondia a uma grande fatia do PIB Baiano.
Este jornal tem como uma de suas principais características a diversidade de suas páginas e a qualidade de seus profissionais, muitos desses escritores e profissionais que hoje atuam em grandes jornais do país. Outro importante aspecto a ser ressaltado é o fato desse jornal se encontrar em constante evolução, já demonstrado na sua fundação quando Ernesto Simões importou um grande e moderno Parque Gráfico da Alemanha e assim seguiu sempre inovando.
Atualmente o Jornal tem inovado com a Revista Muito aos domingos que tem sido um grande sucesso pela qualidade de impressão e fotografia, trazendo para nós leitores cultura, culinária e diversão em alta qualidade. Mais recentemente, A Tarde incorporou o caderno semanal do New York Times, com circulação às segundas-feiras, nos premiando com notícias do mundo.
Assim, gostaríamos de parabenizar o Jornal A Tarde por mais um ano de circulação, consolidando sua liderança em números de assinaturas e, principalmente, inovando constantemente na forma de fazer um jornal leve e informativo.
Dê-se ciência desta Moção ao Presidente do Conselho de Administração, Renato Simões e demais membros, ao Governo do Estado da Bahia, ao Sindicato dos Jornalistas da Bahia - Sinjorba, a Associação Baiana de Imprensa - ABI.
Sala das Sessões, 16 de outubro de 2013
Deputada Ivana Bastos