MOÇÃO Nº 17.505/2015
A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno, manifestar nossas Congratulações, para com o município de Palmeiras (BA) pelo transcurso do aniversário de sua instalação administrativa e política, ocorrida em 15 de janeiro de 1891.
Município localizado na Chapada Diamantina, com parte de seu território pertencente ao Parque Nacional da Chapada, sua fundação, como na maioria dos municípios daquela região, está ligada a exploração de diamantes. Inicialmente com o nome de Lavrinha, Palmeiras viveu o grande apogeu econômico pela exploração de diamantes na metade do século XIX, atraindo garimpeiros de toda a região da Chapada.
No início do século XX os garimpos da região entraram em decadência, obrigando os municípios a criarem alternativas econômicas para compensar a perda de receita advinda da exploração mineral, encontrando no café uma opção rentável. O município, no século XX, foi um dos grandes produtores nacional, chegando a produzir mais de cem mil arrobas por safra, exportando a commoditie para a Europa e Estados Unidos.
Além do café, o Vale do Capão, onde estão localizadas as terras do município de Palmeiras, passou a produzir, além do café, o açúcar e a aguardente. Mas em 1907, a baixa do preço da arroba do café trouxe mais uma vez a decadência econômica para a região.
Atualmente, o município se ampara economicamente na agricultura e no comércio de serviços oriundos do turismo ecológico que se tornou o grande alicerce para a população local. O Vale do Capão, localizado no Parque Nacional da Chapada, de beleza exuberante, tem atraído turistas de todo o mundo e, cada dia, registra crescimento no número de visitantes o que reverte em emprego e renda para a comunidade local.
Assim sendo, registro mais um aniversário de instalação desse importante município baiano, exaltando a importância do grupo político do ex-prefeito Marcos Teles para o desenvolvimento do município, contribuindo sempre para a melhoria da qualidade de vida daqueles que vivem e produzem em Palmeiras.
Dê-se ciência desta Moção a Câmara de Vereadores de Palmeiras, ao ex-prefeito Marcos Teles e aos meios de comunicação local.
Sala das Sessões, 14 de janeiro de 2015
Deputada Ivana Bastos