Manifestar o nosso profundo PESAR pelo falecimento de Antônio Alberto Guimarães Rezende, Dom Alberto, ocorrido, na cidade de Uberaba, em 13 de abril do corrente ano, aos 88 anos.
A deputada autora desta proposição vem, após tramitação regimental, manifestar o nosso profundo PESAR pelo falecimento de Antônio Alberto Guimarães Rezende, Dom Alberto, ocorrido, na cidade de Uberaba, em 13 de abril do corrente ano, aos 88 anos.
A Diocese de Caetité, com suas 29 paróquias, está em profundo luto e tristeza pelo falecimento de Dom Alberto que prestou seus serviços evangelizadores e assistenciais, como bispo daquela Diocese, entre os anos de 1981 e 2003, levando o conforto espiritual para um grande número de cristãos.
Dom Alberto ingressou no apostolado no seminário de Rio Claro (SP) em 1942, se graduando em teologia e filosofia na cidade de Ribeirão Preto, também em São Paulo. Iniciou sua carreira sacerdotal em Sertãozinho (SP), em 1953.
Antes de assumir a Diocese de Caetité, atuou nas paróquias de Itacaré (BA) e Barra da Estiva (BA), quando Deus colocou em suas mãos o destino de cuidar do povo da Serra Geral, substituindo o aclamado Dom Eliseu que prestou relevantes serviços à comunidade católica daquela região.
Dom Alberto deixou marcas indeléveis em sua administração diocesana, como a ampliação do alcance da emissora de Rádio Educadora Santana de Caetité, subordinada àquela Diocese; ampliação e reforma da Catedral de Caetité, além da construção de diversas capelas em comunidades rurais e a reforma de diversas igrejas das paróquias agregadas.
Sua vida dedicada exclusivamente à igreja e aos fiéis deixou como legado eterno sua benevolência com todos os seus paroquianos e toda a população, independente de classe social e religião, que o procurava diuturnamente para aconselhamentos e orações, levando ao povo o conforto espiritual que tanto necessitamos nos dias de luta e sobrevivência.
Ultimamente, como bispo emérito, Dom Alberto, mesmo residindo em sua cidade natal, ainda mantinha fortes vínculos com a Diocese de Caetité e todas as paróquias que, mesmo após seu falecimento, nunca vão desaparecer.
Externamos, portanto, o nosso pesar aos familiares consanguíneos de Dom Alberto e a família católica daquela região que tanto estimou o nosso querido bispo e, principalmente, o amigo de todas as horas. Resta a nós, apenas, as boas lembranças desse verdadeiro cordeiro de Deus, rogando sempre ao senhor que nos dê o conforto espiritual por essa perda inestimável.
Dê-se ciência desta Moção à Diocese de Caetité, na pessoa do Bispo Dom Ricardo Brusati, ao prefeito de Caetité Zé Barreira, a Presidente da Câmara de Vereadores de Caetité Jaquele Fraga, à Rádio Educadora Santana de Caetité.
Sala das Sessões, 14 de abril de 2015
Deputada Ivana Bastos