A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno desta Casa Legislativa manifestar as nossas CONGRATULAÇÕES para com o município de SANTA MARIA DA VITÓRIA pela passagem de seu 106º aniversário de emancipação política que ocorre em 26 de junho do corrente ano.
Elevada à categoria de vila em 1880, com território desanexado de Carinhanha, Santa Maria é rica em sua história desde a sua fundação. Após a elevação a categoria de vila teve sua extinção decretada em 1886, para que fosse restaurado o antigo município de Rio das Éguas. Em 1888, foi restaurada a categoria de vila, sendo emancipado em 1909, através da lei estadual 737, de 26 de junho de 1909, alterando, inclusive o nome para Santa Maria, recebendo o status de cidade. Em 1943 foi acrescentado ao atual topônimo a palavra Vitória, ficando assim Santa Maria da Vitória.
Localizada na margem esquerda do rio Corrente, um dos principais afluentes do rio São Francisco, o município de Santa Maria é rico em belezas naturais em toda sua extensão, atraindo turistas de toda a região e de outros estados. A passarela que liga o município ao vizinho São Félix do Coribe embeleza os dois municípios, principalmente à noite, pela iluminação exuberante.
Santa Maria tem como bases econômicas principais a agricultura e o forte comércio, sendo que o turismo tem crescido bastante de modo que já pode ser considerado como forte variável econômica. O prefeito Padre Amário e o Vice-prefeito Plínio têm trabalhado em conjunto para solidificar o turismo como um grande vetor de desenvolvimento local.
Além disso, a gestão do Padre Amário e Plínio tem buscado novas alternativas para aumentar e melhorar o nível de emprego e renda e a principal delas é o Campi da Universidade Federal do Oeste da Bahia que já é realidade. Foi uma luta grande dos santamarienses, como o ex-secretário Cezar Lisboa, que viabilizaram essa grande obra material e imaterial.
Assim sendo, parabenizamos Santa Maria da Vitória por mais uma data festiva de sua emancipação, externando o nosso orgulho em representar esse município, um dos mais importantes do Estado da Bahia, nesta Assembleia, ressaltando sempre o desejo de continuarmos a luta por mais melhorias e serviços que contribuirão na melhoria da qualidade de vida desse povo hospitaleiro e trabalhador.
Dê-se ciência desta Moção à Prefeitura Municipal de Santa Maria da Vitória, à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação local.
Sala das Sessões, 25 de junho de 2015
Deputada Ivana Bastos