A deputada que esta subscreve vem, na forma regimental, manifestar, VOTOS DE PROFUNDO PESAR pelo falecimento do ex-vereador e líder político de Livramento de Nossa Senhora, AMÂNCIO LIMA AGUIAR, ocorrido em 11 de maio de 2015.
Nascido em Livramento, Aguiar, nasceu em 08 de abril de 1938, era uma das pessoas mais conhecidas daquele município que com sua alegria e presteza contagiava a todos.
Com vocação política nata, Aguiar exerceu o mandato de vereador em duas oportunidades, sendo um dos principais parlamentares na elaboração das propostas para a Lei Orgânica daquele município. Ultimamente, exerceu o cargo de assessor especial do ex-prefeito Carlão a quem serviu com presteza e fidelidade.
Aguiar militou na política desde a adolescência, nos tempos da ditadura. Participou da luta armada no Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR8). Pela aparência física, emprestava seus documentos de identificação ao companheiro Haroldo Lima para que este escapasse da perseguição implacável da polícia política.
Filiado ao saudoso MDB, correligionário de grandes personalidades como Ulisses Guimarães, Roberto Santos, Waldir Pires, Chico Pinto, entre tantos outros companheiros.
Ficaram as boas lembranças do marido, do pai, do companheiro e do amigo. "O amigo de todas as horas", definição criada não por ele, criada pelos companheiros como forma de retribuir a ajuda, a assistência prestada nos mais variados momentos de suas vidas.
Livramento de Nossa Senhora era sua paixão, A Rua do Areião era sua menina dos olhos. Lutava e brigava pelas demandas daquela comunidade. O forró da Rua do Areião era a época do ano mais esperada.
Sua precoce partida deixa uma legião de "órfãos" que a ele acorria constantemente para resolver demandas de toda ordem. À sua esposa Maria Aparecida Prates Aguiar seus três filhos Kassius Clay, Marcos Vinícus e Daniela Aguiar e os três netos manifestamos a nossa solidariedade plena e o desejo de conforto por essa grande perda.
Com a preciosa colaboração de seu filho Marcos Vinícus Aguiar que nos contou um pouco da rica história de seu pai, deixamos aqui o nosso abraço, abraçando, também todos àqueles que puderam privar da amizade de Aguiar.
Dê-se ciência desta Moção aos familiares de Aguiar, ao ex-prefeito de Livramento Carlos Roberto Souto Batista e à Câmara de Vereadores.
Sala das Sessões, 8 de julho de 2015
Deputada Ivana Bastos