A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno, manifestar CONGRATULAÇÕES para com o município de RIO DO ANTÔNIO pela passagem de seu 53º aniversário de emancipação política, ocorrida em 27 de julho de 1962, através da Lei Estadual nº 1.759.
Segundo os registros históricos, o município de Rio do Antônio surgiu, em 1874, a partir de uma fazenda de propriedade de Bemardo José Dias, onde foi construída uma capela em louvor a Nossa Senhora do Livramento, que atualmente é a Padroeira do Município.
O topônimo de Rio do Antônio tem duas versões: a primeira é que o povoado era próximo à Fazenda do nativo Antônio, e na referida fazenda, passava-se um rio, aí denominou-se o Povoado de Rio do Antônio. A segunda versão é uma denominação em homenagem ao rio de mesmo nome.
Suas terras pertenciam ao município de Caculé, desmembrando-se em 27 de julho de 1962. Na sua divisão geográfica Rio do Antônio tem dois povoados: Ibitira, localizado às margens da BR-030, na estrada que liga Caetité a Brumado e Umbaúba, localizado no interior do município, na divisa com Ibiassucê e Caculé.
Na economia o município é composto por agricultores familiares e por comerciantes. Seus principais produtos agrícolas são: mandioca, feijão, milho, algodão e cana-de-açúcar.
O nosso mandato tem envidado esforços nas esferas estadual e federal, para levar obras e melhorias para Rio do Antônio. No último mês de maio, acompanhamos uma comitiva do município, composta pelos líderes políticos José Alves (Deca), Nelsão, Silvado Gonçalves, Zelito, José Nelson e Quinquinho, para solicitar do Senador Otto Alencar a complementação da pavimentação no trecho da estrada que liga Rio do Antônio, na BA-026, via Umbaúba, até o entroncamento de Ibiassucê e Caculé, na BA-417.
Solicitamos também a construção de um colégio estadual no município, assim como obras para aumento da capacidade da barragem que abastece os municípios de Rio do Antônio, Malhada, Umbaúba e Ibitira.
Dessa forma, parabenizamos Rio do Antônio por mais um aniversário, mantendo o nosso compromisso a disposição em continuar representando a população riantoniense nesta Casa Legislativa e em todas as esferas de poder, para que juntos possamos levar mais obras e serviços públicos.
Dê-se ciência desta Moção à Prefeitura Municipal, à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação locais.
Sala das Sessões, 21 de julho de 2015
Deputada Ivana Bastos