A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno, ouvida a Mesa Diretora, manifestar CONGRATULAÇÕES para com o município de ITAMBÉ (BA) pelo transcurso de seu 88º aniversário de emancipação político-administrativa, ocorrida em 12 de agosto de 1927.
Inicialmente denominado de Verruga, o atual município de Itambé pertencia à Vitória da Conquista, sendo emancipado, já com o atual topônimo, pela Lei Estadual nº 2.042, de 12 de agosto de 1927. Em 30 de novembro de 1938, através do Decreto-Lei 11.089, o município de Itambé anexou as suas terras o distrito de Itapetinga, que pertencia ao município de Vitória da Conquista, conquistando dois importantes distritos, este e o distrito de Catolezinho. Em dezembro de 1952, o então distrito de Itapetinga foi emancipado.
Localizado na microrregião de Itapetinga, Itambé é um influente e importante município baiano. Sua economia é lastreada na agricultura, pecuária, no comércio de bens e serviços, além da extração mineral e em indústrias de pequeno porte. Com terras férteis, a pecuária de leite e corte é o seu principal destaque econômico.
Localizado num polo calçadista, ao lado de Itapetinga, o município tem envidado esforços para manter suas fábricas em funcionamento, pois a crise no setor, aliado à crise econômica, tem causado transtornos à economia local. Mas, o nosso mandato parlamentar está sempre pronto e disposto para enfrentar os problemas e buscar soluções rápidas, junto às esferas governamentais. Suas quase 50 indústrias de pequeno e médio porte devem ser fortalecidas e ampliadas, pois se constituem em um importante variável de geração de emprego e renda.
Dessa forma, registramos mais um aniversário de Itambé, externando o nosso compromisso e parceria com o grupo político liderado por Dr. Moacir, ex-prefeito, que continua sua luta para levar melhorias e obras para os itambeenses, principalmente àqueles que residem e vivem em iminente risco social.
Dê-se ciência desta Moção ao ex-prefeito Moacir Santos Andrade, à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicações locais.
Sala das Sessões, 12 de agosto de 2015
Deputada Ivana Bastos