Externar as nossas CONGRATULAÇÕES para com o município de IGAPORÃ pela passagem do seu 55º aniversário de emancipação que ocorre, hoje, dia 01 de setembro.
A deputada que abaixo subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno desta Casa, depois de ouvida a Mesa Diretora, externar as nossas CONGRATULAÇÕES para com o município de IGAPORÃ pela passagem do seu 55º aniversário de emancipação que ocorre, hoje, dia 01 de setembro.
Em 30 de dezembro de 1954, Igaporã foi emancipada pela Lei Estadual 638/54, porém uma decisão judicial do Tribunal de Justiça da Bahia tornava inconstitucional a Lei que deu autonomia ao município, reanexando seu território a Caetité. Após cinco anos, por força da Lei 2.308, de 01 de setembro de 1960, foi restaurada definitivamente a autonomia de Igaporã, devendo salientar a luta de Silêncio Fernandes, Manoel Azevedo, Dr. João Archanjo e José Antonio Fagundes. A data oficial de emancipação do município é o dia 1° de setembro de 1960, por força da lei n° 01/1985 de autoria do então vereador Lucílio Fagundes Neves.
Igaporã, município que integra o Território de Identidade do Velho Chico, tem sua economia baseada na agricultura, na pecuária e no comércio de bens e serviços que vem se fortalecendo a cada dia. O município foi grande produtor de algodão nas décadas de 70 e 80 e como ocorreu na microrregião de Guanambi sofreu o ataque de pragas e passou longos anos para se recuperar, criando novas alternativas e diversificando sua produção.
Atualmente, Igaporã vem se consolidando como grande produtor de leite e seus derivados. No turismo podemos destacar a festa junina de São Pedro. Atualmente é uma das maiores manifestações populares da cidade que é realizada entre os dias 27 a 29 de junho na Praça do Forró.
O nosso mandato vem orgulhosamente registrar os 55 anos de Igaporã, nos incorporando à luta pela recuperação da BR-430, no trecho que liga a sede do município à Caetité, numa extensão de 45 quilômetros, além da recuperação imediata do entroncamento desta rodovia ao município de Tanque Novo, numa extensão de 40 quilômetros da BA-156. Essas obras se constituem nos principais pleitos de toda aquela população.
Dê-se ciência desta Moção ao ex-prefeito Newton Cotrim, conhecido como Neto, à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação local.
Sala das Sessões, 2 de setembro de 2015
Deputada Ivana Bastos