Manifestar nossas CONGRATULAÇÕES para com o município de URANDI (BA) pelos seus 97 anos de sua emancipação política, ocorrida em 12 de outubro de 1918.
A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno, manifestar nossas CONGRATULAÇÕES para com o município de URANDI (BA) pelos seus 97 anos de sua emancipação política, ocorrida em 12 de outubro de 1918.
Com base em registros históricos, a ocupação foi efetuada pelos bandeirantes e pelos garimpeiros em busca de ouro e de outros minerais valiosos, vez que o território onde hoje se localiza o município é bem próximo da estrada que ligava as minas do rio de Contas às Minas Gerais. Grande parte da população atual tem origem na miscigenação do português com o negro-escravo.
As primeiras habitações surgiram por volta de 1812, em um lugar privilegiado entre os rios Cachoeira e Raiz, na fazenda Santa Rita, de propriedade do cidadão português senhor Antônio Fernandes Baleeiro, que ali residia com seu irmão, o senhor José Fernandes Baleeiro e alguns escravos. Nessa época foi construída ali uma capela em invocação a Santo Antônio.
As terras de Urandi são privilegiadas, pois estão localizadas próximas à Serra do Espinhaço, com muitas nascentes e cachoeiras, com clima ameno. Essas características contribuíram decisivamente para o desenvolvimento do povoado. Após a aglomeração inicial, a localidade foi atraindo muitos residentes definitivos. Com isso, em 02 de maio de 1877, pela Lei Provincial nº 1732 foi elevada à freguesia, com o nome de Santa Rita das Duas Barras. Essa designação foi alterada para Santo Antônio de Duas Barras pela Resolução Provincial nº 1962, de 10 de junho de 1880. Pela Lei Estadual nº. 1.276, de 10 de agosto de 1918, Duas Barras foi elevada a vila, com a denominação de Urandi.
Nos anos 40 e 50, a ligação da Estrada de Ferro Central do Brasil, no norte do Estado de Minas Gerais, com a Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro, na Bahia, empreendimento do Departamento Nacional de Estradas de Ferro (DNEF) inaugurou a construção do trecho ferroviário mais difícil, no passo montanhoso do Saco da Onça, entre Urandi e Licínio de Almeida, um feito notável para a engenharia da época.
Após a ligação ferroviária e a descoberta de novos minérios, Urandi experimentou grande crescimento econômico nas décadas de 60 e 70. Mas com a priorização da estrada rodoviária em detrimento às ferrovias, houve uma retração econômica, compensada no decorrer dos anos com novos empreendimentos.
Dessa forma, aproveitamos o aniversário de emancipação para manifestar as nossas congratulações ao povo urandiense e aos nossos parceiros vereadores, lideranças e o ex-prefeito Zé Cardoso que tem contribuído com a qualidade de vida do povo trabalhador, buscando obras e melhorias capazes de atender as demandas e os anseios da população que ali vive e produz riquezas.
Dê-se ciência desta Moção ao ex-prefeito Zé Cardoso, ao presidente da Câmara, vereador Antonino David Neto e aos meios de comunicação local.
Sala das Sessões, 19 de novembro de 2015
Deputada Ivana Bastos