A Deputada que esta subscreve vem, na forma regimental, manifestar CONGRATULAÇÕES para com o município de PALMEIRAS (BA) pela passagem de sua instalação, ocorrida em 15 de janeiro de 1891. Portanto, comemora-se 125 anos de autonomia administrativa e financeira desse importante município baiano.
Município localizado na Chapada Diamantina, mais precisamente num vale de rara beleza, denominado de Vale do Capão, sua fundação nos remonta ao século XVII, quando a já habitada região de Lençóis, por conta dos garimpeiros e dos desbravadores portugueses, começava a atrair famílias de pequenos portugueses que se espalhavam pela região. E ali num local denominado de Lavrinha começaram a fixar residência. Este local viveu grandes momentos de desenvolvimento econômico pelas lavras de diamantes ali descobertas.
O município se formou a partir da Fazenda Palmeiras, de propriedade do Fidalgo Joaquim Pereira dos Santos. Mesmo com autonomia e pujança derivadas da corrida do diamante, a localidade permanecia dependente do município de Lençóis. Essa vinculação foi quebrada com a instalação do município de Villa Bella das Palmeiras, em 15 de janeiro de 1891.
Além da produção de pedras preciosas, o município foi um dos principais produtores brasileiros de café, chegando a produzir 100 mil arrobas do produto, sendo exportado para os Estados Unidos e Europa, pela boa qualidade de seus grãos.
Com economia prejudicada por fatores políticos e econômicos, o município entrou em decadência no início do Século XX, se recuperando mais tarde com o recrudescimento da lavoura cafeeira.
Atualmente, o município conta com alguns cafezais, mas a maioria da agricultura ali produzida é formada por agricultores familiares. Inicialmente como alternativa econômica poderosa, as belezas do Vale do Capão vem atraindo visitantes de todo o mundo, se transformando num dos principais componentes econômicos do município.
As belezas do Capão, com seus paraísos ecológicos, a destacar: o Silêncio dos Gerais, a correnteza do Rio Preto, o Morrão e o abismo onde caem às águas da Cachoeira da Fumaça vêm transformando diversão em dividendos.
Na política o nosso mandato tem consolidado uma forte parceria com o grupo do ex-prefeito Marcos Teles que tem sempre lutado em favor daqueles que ainda residem em áreas de riscos sociais. Para tanto, temos buscado junto às esferas de governo estadual e federal recursos e instalação de serviços públicos voltados à população que reside e produz no belo município de Palmeiras.
Dê-se ciência desta Moção à Câmara Municipal de Vereadores de Palmeiras, ao ex-prefeito Marcos Teles e aos meios de comunicação locais.
Sala das Sessões, 12 de janeiro de 2016
Deputada Ivana Bastos