A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno desta Casa Legislativa, manifestar CONGRATULAÇÕES para com o município de MALHADA pelo transcurso de seu 53º aniversário de instalação, comemorado em 07 de abril.
Localizado na margem direita do São Francisco, o município de Malhada foi fundado a partir de um local que era o ponto de encontro dos tropeiros que vinham das Minas Gerais com destino a Goiás. Em 1961, Malhada teve seu território desmembrado do município de Carinhanha, através da Lei Estadual N° 1.563 de 29 de Novembro de 1961. A primeira eleição para prefeito e vereadores ocorreu em 03 de outubro de 1962. A instalação e posse aconteceram no dia 7 de abril de 1963.
Sua divisão administrativa foi bastante alterada desde o ano de 1911. Incialmente tinha seu território anexado ao de Carinhanha, como distrito. Em 1961, foi elevado à categoria de município com a denominação de Malhada, constituído de três distritos: Malhada, Iuiú e Parateca, todos desmembrados de Carinhanha. Essa divisão territorial permaneceu até 1988, quando pela Lei Estadual nº 4833, o então distrito de Iuiú se emancipou.
Sua economia se baseia na agricultura de médio porte e familiar, além da criação de gado e da pesca. Este último setor vem registrando forte regressão com a seca dos rios que cortam a região. A cidade tem um comércio em expansão e serviços locais.
Município administrado pelo jovem Gimmy Everton, seu dinamismo revela um modelo de gestão participativo, envolvendo toda a comunidade em suas decisões, e com isso ganha o gestor e a população local que apoia e interage ativamente, opinando e sugerindo obras e melhorias a serem executadas no município.
Continuamos firmes na luta e com muita disposição de manter essa forte parceria com o Gimmy, vereadores e demais lideranças política locais. Certamente, juntos, buscaremos novas obras e serviços que servirão à geração de emprego, renda e na melhoria da qualidade de vida da população daquele município acolhedor.
Dê-se ciência desta Moção à Prefeitura Municipal, à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação local.
Sala das Sessões, 6 de abril de 2016
Deputada Ivana Bastos