A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno desta Casa Legislativa, manifestar as nossas CONGRATULAÇÕES aos Jornalistas pelo DIA DO JORNALISTA, comemorado no Brasil no dia 07 de abril.
Carreira muito especial que vive dias tensos, de muitos questionamentos, mas que não deverão abalar a liberdade de expressão e o livre exercício dessa profissão essencial à democracia e a diversidade de opiniões e pensamentos.
A primeira escola de Jornalismo criada no Brasil foi a Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero fundada em 1947 em São Paulo. O curso de jornalismo da universidade Federal de Juiz de Fora teve sua autorização em janeiro de 1958.
A partir da década de 40, quando a profissão ainda era incipiente, com poucos cursos superiores, os jornalistas eram práticos e na maioria das vezes advindos dos cursos de Direito, sendo muito comum à época advogados que exerciam a função de jornalista, além de outras carreiras.
O essencial dessa carreira é a sua capacidade de buscar a informação no nascedouro e daí transformá-la em notícias que podem influenciar decisivamente as atividades políticas, econômicas e culturais.
No mundo político, então, estão surgindo novos paradigmas da atuação dos jornalistas, às vezes questionáveis, mas que vigoram nas mídias modernas. Talvez sejam experimentos naturais, com o surgimento das redes sociais, mas que com o passar dos anos vão, naturalmente, se adaptando aos novos ditames sociais.
Dessa forma, apenas daqui a alguns anos é que iremos descobrir se as redes sociais e o jornalismo atualmente realizado veio para ficar ou se foi apenas uma "tempestade" no caminho, tanto na forma de fazer o jornalismo quanto na sua aceitação pela sociedade.
Assim sendo, registramos as nossas congratulações por essa carreira que respeitamos profundamente.
Pede-se que se dê conhecimento da presente Moção ao Sindicato dos Jornalistas da Bahia (SINJORBA), a Associação Baiana de Imprensa (ABI) e ao Secretário de Comunicação do Estado, André Curvelo.
Sala das Sessões, 7 de abril de 2016
Deputada Ivana Bastos