A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno, manifestar as nossas CONGRATULAÇÕES para com o município de LICÍNIO DE ALMEIDA que completa, hoje, dia 12 de abril de 2016, 54 anos de emancipação política e administrativa.
Localizada na Serra do Espinhaço e na Serra do Jacaraci, a então localidade de Gado Bravo foi desbravada pelos bandeirantes portugueses que procuravam ouro, gema e pedras preciosas, e encontraram ametista e minério de ferro. Aquela região começou a ser ocupada com maior efetividade a partir da criação da Vila de Santo Antônio da Jacobina em 1720, que tinha por objetivo administrar todo o interior da Bahia até a divisa com Minas Gerais.
Com a criação, em 1810, da Vila Nova do Príncipe e Santana do Caetité, a região passou a se desenvolver melhor. Pois, desta forma, houve uma descentralização e divisão da administração, já que a Vila de Jacobina não dava conta de gerir a grande área territorial. Em 1880, surge a Vila das Almas que, posteriormente, em 1902, transformou-se em Jacaraci, se encorporando depois ao então povoado de Gado Bravo.
Em 1940 tem início um importante ciclo de desenvolvimento regional com a construção da Rede Ferroviária, ligando a Bahia ao Estado de Minas Gerais. Criada objetivamente para transportar os minérios e riquezas desses dois importantes estados brasileiros, essa nova malha ferroviária proporcionou novos impulsos econômicos. O povoado cresceu rapidamente, e em 1953 foi transformado em distrito, com o atual topônimo de Licínio de Almeida, numa homenagem ao engenheiro responsável por aquela grande obra.
Nove anos após alcançar o status de distrito, Licínio de Almeida obteve sua emancipação, através da Lei Estadual nº. 1.670, Diário Oficial de 14 de abril de 1962. O município conta atualmente com a vila de Duas Passagens e, com o importante Distrito de Tauape, que exerce forte influência política na sede, e o povoado de Jurema.
A destacar-se no Distrito de Tauape o trabalho em prol dos mais necessitados desenvolvido pelo saudoso amigo e vereador Roque Correia, que tem continuidade com o seu filho, também vereador, Marcos Correia.
Sua economia que um dia foi alicerçada nas atividades da mineradora Urandi S/A, principal força motriz do município na década de 70, reduziu suas atividades drasticamente após as sucessivas crises econômicas e as crises no preço do manganês. Atualmente, a agricultura familiar, a atividade mineradora e o comércio de bens e serviços compõem a economia local.
Administrada pelo prefeito Alan, Licínio busca alcançar novas alternativas econômicas, além de manter os ótimos níveis educacionais com o recebimento de prêmios nacionais e os serviços básico e médio de saúde.
Assim, nesses 54 anos de emancipação política registramos as nossas congratulações para com os licinienses e o nosso orgulho em poder representar esse povo trabalhador nesta Casa Legislativa, nos colocando sempre à disposição do prefeito, dos vereadores e de seus grupos políticos, para buscarmos, juntos, novas obras e serviços para Licínio de Almeida.
Dê-se ciência desta Moção à Câmara Municipal, aos vereadores Carlos André Alves de Souza e Marcos Correia e a toda imprensa local.
Sala das Sessões, 12 de abril de 2016
Deputada Ivana Bastos