A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno desta Casa Legislativa, manifestar CONGRATULAÇÕES para com o município de LAJEDINHO (BA) pela passagem de seu 54º aniversário de emancipação política, desmembrando-se do município de Ruy Barbosa.
Registros históricos indicam que, primitivamente, aquela região era habitada pelos índios Maracás. A partir da criação das Bandeiras que percorriam o sertão em busca de pedras preciosas, o local começou a ser explorado e, no início do século XVIII, passando a integrar a sesmaria do mestre de campo Antônio Guedes de Brito, que desenvolveu a pecuária no sertão baiano. As sesmarias dos Guedes de Brito eram imensas áreas de terra e diversas fazendas de gado em toda a Bahia.
Lajedinho, por ter um rio e clima agradável, tornou-se ponto de pouso preferencial dos tropeiros, viajantes e boiadeiros em trânsito para o porto Cachoeira. Em 1930, Higino de Oliveira Plínio adquiriu a Fazenda Lajedinho, dos herdeiros de Rocha Viana, construindo novas moradias, e iniciando a feira livre.
Distrito criado com a denominação de Lajedinho, pelo Decreto Estadual n.º 7.896, de 31/12/1931, subordinado ao município de Rui Barbosa. Pelo Decreto Estadual n.º 11.089, de 1938, o distrito de Lajedinho tomou a denominação de Lajedinho. O então distrito foi levado à categoria de município com a denominação de Lajedinho, pela Lei Estadual n.º 1.706, de 12 de julho de 1962, desmembrado de Ruy Barbosa.
O município vem passando por uma recuperação, após a tragédia das chuvas ocorrida em 2013, que praticamente destruiu a cidade. O prefeito Antônio Mário, com muito trabalho e uma equipe forte, vem reconstruindo a cidade e a tornando ainda melhor. Com obras estruturantes que podem, inclusive, prevenir novas enchentes, o gestor tem conseguido recuperar num curto espaço de tempo, já estando os lajedinhenses desenvolvendo suas atividades cotidianas normalmente.
Assim sendo, ao registrar mais um aniversário de Lajedinho renovamos e reafirmamos nossa posição em continuar essa parceria com o grupo de Antônio Mário, para que possamos juntos levar mais e mais obras e melhores serviços para aquele povo hospitaleiro e valente.
Dê-se ciência desta Moção ao Prefeito Antônio Mário, à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação local.
Sala das Sessões, 5 de julho de 2016
Deputada Ivana Bastos