Manifestar as nossas CONGRATULAÇÕES para com o município de SANTA MARIA DA VITÓRIA pelos seus 107 anos de emancipação política que ocorreu em 26 de junho de 1909.
A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno, manifestar as nossas CONGRATULAÇÕES para com o município de SANTA MARIA DA VITÓRIA pelos seus 107 anos de emancipação política que ocorreu em 26 de junho de 1909.
Município de grande importância para a economia baiana, Santa Maria da Vitória nascido da navegação do Rio Corrente, um dos principais afluentes do Rio São Francisco, foi elevado à categoria de vila em 1880, desmembrada de Carinhanha, sendo extinto em 1886 com o objetivo de restaurar o então município de Rio das Éguas. Dois anos mais tarde, em 1888, foi extinto o município de Rio das Éguas para restaurar a vila Santa Maria da Vitória.
Foi definitivamente emancipado pela lei estadual número 737, de 26 de junho de 1909, quando alterou o nome do município para Santa Maria, recebeu status de cidade. Na primeira metade da década de 40, o nome oficial voltou para Santa Maria da Vitória.
Localizado à margem esquerda do Rio Corrente, Santa Maria tem uma bela sede que fica ainda mais bonita quando iluminada pela passarela que liga este município a São Félix do Coribe. Com muitos atrativos pelo seu potencial hidrológico e pelas belezas naturais vem se registrando um considerável aumento no fluxo turístico, o que incrementa a economia e eleva os índices de emprego e renda.
Além disso, suas festas tradicionais como São João, Carnaval e a Festa do Divino Espírito Santo, esta organizada principalmente nas comunidades de Água-Quente, São João, Currais, Nova Franca, Mocambo e Porco Branco, movimenta economicamente e mantém a memória popular viva.
Santa Maria é um dos principais municípios da Bacia do Rio Corrente, o que o coloca como sede dos principais serviços públicos estaduais e federais, além de bancos e outras empresas que atrai um público provisório diariamente vindo de mais de 10 municípios na região.
Ao cumprimentar esse povo trabalhador, exaltamos a nossa parceria com o grupo do presidente da Câmara Municipal, vereador Domingão, vice-prefeito Plínio Leite e do Prefeito Padre Amário que juntos têm contribuído para o desenvolvimento do município, atraindo novos investimentos e dotando a cidade de infraestrutura viária e hídrica, além de ampliar o esgotamento sanitário básico para a população local.
Assim, colocamos o nosso mandato sempre a disposição desses companheiros e do grupo político que lideram, para quaisquer pleitos e que possamos dia a dia lutar por novas obras e serviços públicos de qualidade.
Dê-se ciência desta Moção ao Prefeito Amário, ao Vice-prefeito Plínio, à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação locais.
Sala das Sessões, 16 de junho de 2016
Deputada Ivana Bastos