A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno desta Casa Legislativa, manifestar CONGRATULAÇÕES para com o município de Morro do Chapéu pela passagem de seu 107º aniversário de emancipação política e administrativa, que ocorrerá em 08 de agosto do corrente ano.
Como a maioria dos municípios da região do Piemonte da Chapada Diamantina, Morro do Chapéu foi criado a partir das incursões dos bandeirantes que desbravam a região em busca das riquezas das pedras preciosas. Morro do Chapéu pertencia a extensa província de Jacobina que chegava a alcançar terras muito distantes como Caetité, Rio de Contas e Palmas de Monte Alto. A Lei provincial n° 67 de primeiro de julho de 1838 criou o distrito, e o Município, com território desmembrado do de Jacobina, foi formado em 07 de maio de 1864 pela Lei provincial n° 933, ocorrendo sua instalação a 6 de novembro do ano seguinte.
Município situado a uma altitude de 1011 metros acima do nível do mar, tem clima agradável o ano todo, chegando a registrar temperaturas muito baixas no inverno. Em suas terras estão localizadas muitas belezas naturais e relíquias de construções do período colonial, a destacar o distrito de Ventura que foi um grande polo de comércio de pedras preciosas.
Há algum tempo, os gestores públicos passaram a dar atenção ao turismo como fonte de renda e emprego para a população local. O município tem atrações naturais belíssimas com a Gruta dos Brejões, Cachoeira do Ferro Doido e Parque Estadual Morro do Chapéu, declarado como Monumento Natural do Brasil. Além desses pontos turísticos principais, o turista não pode deixar de visitar e aproveitar a Cachoeira do Agreste, a Cachoeira de Domingos Lopes, com suas trilhas maravilhosas, o Buraco do Possidônio, em cujo interior há árvores nativas como o cedro.
Os demais setores que compõem a economia local são a agropecuária as lavouras de milho, feijão, etc. O plantio de flores ainda iniciando sua produção tem bastante potencial para crescer e se transformar em importante vetor de desenvolvimento econômico regional.
O gestor Cleová Barreto e sua equipe tem buscado complementar a primeira gestão, que foi de recuperação, e com isso trazer crescimento e diminuição das desigualdades nas áreas de risco social. Morro do Chapéu atualmente é uma cidade que proporciona aos que ali residem e aos visitantes infraestruturas adequadas e boa qualidade de vida.
O nosso mandato sempre à disposição dos municípios baianos, se dispõe sempre a incorporar as demandas de Morro do Chapéu para que juntos possamos levar obras e serviços públicos de qualidade.
Dê-se ciência desta Moção à Prefeitura Municipal, à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação local.
Sala das Sessões, 10 de agosto de 2016
Deputada Ivana Bastos