A deputada que esta subscreve vem, na forma do disposto no Regimento Interno desta Casa, manifestar VOTOS DE CONGRATULAÇÕES para com o município de RIACHO DE SANTANA pelo transcurso de seu aniversário de emancipação político-administrativa, que ocorrerá em 13 de agosto de 1878, comorando assim 138 anos de história, luta e vitórias.
Habitado inicialmente pelos índios Canindés, Riacho de Santana tem uma história rica que se confunde com a maioria dos municípios daquela região que foram fundados a partir de incursões de Bandeirantes em busca de riquezas, num país ainda em formação.
O nome Riacho de Santana vem do fato que no Boqueirão, local a partir do qual se formou o município, havia um rio e o nome Santana se deu numa confusão da Coroa que teria mandado as imagens das padroeiras para Caetité e Riacho, sendo a de Caetité Nossa Senhora da Glória e Riacho a imagem de Senhora Santana que deveria ser sua padroeira. No transporte, as imagens foram trocadas e as padroeiras também. Como homenagem, o município adotou o nome daquela que deveria ser sua padroeira.
Sua economia está baseada na agricultura e na pecuária, pois apesar do clima semiárido tem ótimas terras para o plantio de culturas como algodão, feijão milho e para a criação de gado de corte e leite. Atualmente, com aproximadamente 36 mil habitantes, o município tem ampliado a oferta de comércio e serviços.
Recentemente o município vem sendo administrado pelo vice-prefeito Alan que tem realizado um grande trabalho. Contando sempre com nossa parceria e disposição em contribuir, com a melhoria dos serviços públicos prestados e a execução de novas obras, estivemos, recentemente, presente numa reunião em diversas secretarias do Estado para encaminhar os diversos pleitos dos riachenses. Entre os quais destacamos a execução do Programa Luz Para Todos em diversas comunidades rurais do município, onde foram reiterados os pedidos para as obras de energia elétrica das comunidades de Olho D'Água, Boqueirão e Agrestinho, ocasião em que fomos informados pelo Superintendente Silvano Ragno que essas obras serão priorizadas pelo Comitê Gestor do referido programa.
Demonstra-se assim o nosso compromisso de continuar na luta em favor da população deste brioso município, tendo como único e exclusivo propósito de beneficiar a coletividade e, principalmente, àqueles que ainda residem em áreas de risco social e sem infraestrutura básica, seja viária ou hídrica ou de serviços essenciais.
Dê-se ciência desta Moção à Prefeitura Municipal, ao Vice-prefeito Alan Vieira, à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação locais.
Sala das Sessões, 15 de agosto de 2016
Deputada Ivana Bastos