MOÇÃO Nº 19.982/2017
A deputada que abaixo subscreve vem, na forma do disposto no Regimento interno desta Casa, manifestar CONGRATULAÇÕES para com o município de Ibitiara (BA) que comemorará no dia 02 de março, 83 anos de emancipação política.
Como a maioria dos municípios da Chapada Diamantina, Ibitiara foi fundada a partir das expedições dos Bandeirantes que desbravou toda a região em busca de ouro e pedras preciosas no final do Século XVIII. Inicialmente eles se fixaram num pequeno povoado que atribuiu o nome de Remédios, pois o local tinha água boa que jorrava da serra e oferecia bom descanso.
O povoado de Remédios foi, posteriormente, elevado à condição de município sob a denominação de Remédios de Rio de Contas. Em 1925, a sede do município mudou-se para Bom Sucesso, arraial que crescia bastante depois da descoberta de jazida de ouro. Como o município, recém-criado, não tinha autonomia, foi incorporado nesta mesma época, ao município vizinho de Macaúbas.
Em 02 de março de 1934, pelo Decreto nº 8.830, o município de Bom Sucesso teve sua autonomia restaurada, desanexando suas terras de Macaúbas. Em 1943, através do Decreto nº 141, de 31 de dezembro de 1943, a denominação de Bom Sucesso foi alterada para Ibitiara, nome indígena que significa Ibi = terra, tiara = áurea, ou seja, ouro, significando terra do ouro.
O nome em tupi é a tradução daquele município de gente hospitaleira e trabalhadora, cidade agradável, localizada na Chapada Diamantina, região de preservação ambiental e de beleza natural singular. Sua economia é baseada na agricultura, pecuária e no comércio de bens e serviços.
Colocamos sempre o nosso mandato á disposição do nosso grupo político, liderado pelos ex-prefeitos Hélio Menezes e Niltinho, nossos vereadores para juntos trilharmos caminhos para obtenção de novas obras e serviços capazes de melhorar a vida dos ibitiarenses.
Dê-se ciência desta Moção à Prefeitura Municipal, à Câmara de Vereadores e aos meios de comunicação locais.
Sala das Sessões, 21 de fevereiro de 2017
Deputada Ivana Bastos